O livro best-seller de ficção cristã, ‘Sons de Ferrugem e Ecos de Borboleta’, da escritora Noemi Nicoletti, ganhará uma versão musical nos teatros brasileiros. A adaptação será realizada sob a direção de Lhays Macedo, em um projeto que conecta literatura, redenção, amor, espiritualidade e artes cênicas.
Lhays é uma renomada dubladora, atriz e influenciadora que está à frente de toda a parte criativa do espetáculo. Recentemente, ela lançou uma campanha no Catarse para viabilizar a produção, reforçando o compromisso em transformar a narrativa contida no livro em uma experiência sensorial e emotiva para o público. A artista conta que teve a ideia assim que terminou de ler a obra.
“Devorei esse livro em dois dias e eu logo vi aquela história com atores, sabe? A história encenada. A própria autora escreveu canções e essas canções estão disponíveis no Spotify. Então, eu já imaginei logo os atores atuando e cantando essas canções”, revela.
O livro conta a história de uma adolescente de 17 anos que perdeu o pai e foi abandonada pela irmã mais velha para lidar sozinha com as oscilações de humor da mãe com transtorno de personalidade borderline. O que dá sentido à vida da jovem é o amor pela música e o sonho de conhecer seu ídolo, um cantor australiano. Ela acaba descobrindo que ele virá ao Brasil pela primeira vez, fica fascinada com a ideia de conhecê-lo para, quem sabe, ter um momento de proximidade com aquele que cativou o coração dela através da música.
A Ficção Cristã é uma tendência literária que explodiu no último ano e vem fazendo editoras que antes privilegiavam a teologia a investir mais em entretenimento. Diretora da HarperCollins Brasil, quarta maior editora do país, Leonora Monnerat disse há um ano que essa é uma tendência cada vez mais forte no mercado de livros. A diretora Lhays Macedo dá mais detalhes sobre o crescimento do gênero.
“O mercado literário dobrou em quatro anos e a Bienal desse ano foi uma chuva de fãs atrás de Ficção Cristã. Os evangélicos são as pessoas que mais leem no Brasil, então, a gente tem um público preparado e sedento para receber essas histórias criativas cheias de valores em outras plataformas e o teatro brasileiro é uma dessas plataformas que a gente quer alcançar”, conta.
A escritora Noemi Nicoletti, autora de Sons de Ferrugem e Ecos de Borboleta, se emociona ao falar sobre a adaptação: “Eu me alegro muito que essa história está se tornando agora um musical, porque eu sei que nem todo mundo tem a iniciativa de pegar um livro que não conhece para saber do que se trata a Ficção Cristã e agora essa história está chegando a tantas outras pessoas. Eu acredito que Deus quer falar algo através dessa história com você. Não é uma pregação, é uma história de vida divertida e juvenil. Não é enganação, mas tem algo de especial que eu creio que tem potencial para até mesmo mudar sua vida”.