SÃO PAULO, 20 SET (ANSA) – A Embaixada da Itália no Brasil apresentou em Belém, no Pará, o livro “Santa Maria de Belém do Mar Doce. Arquitetos e Artistas Decoradores Italianos – Séculos 18 a 20”, que tem curadoria de Jussara Derenji.   

O lançamento da obra ocorreu no Palacete Faciola e a abertura do evento foi protagonizada por Daniela Santanchè, ministra do Turismo da Itália, presente na cidade em razão da reunião ministerial de Turismo do G20.   

“A apresentação de hoje não é apenas uma valorização do passado, mas também um passo fundamental para incentivar o estabelecimento de novas conexões entre os povos, baseadas na história, mas com os olhos voltados para o futuro”, disse Santanchè.   

“Isto significa plantar as sementes para o desenvolvimento de um turismo de qualidade, sustentável e que promova a compreensão mútua e a busca pelas raízes culturais”, acrescentou.   

O Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, também participou do evento. “Graças a esta obra, possamos redescobrir não só as belezas de Belém, mas também a nossa história, as nossas viagens interoceânicas e os nossos ricos intercâmbios culturais”, declarou.   

Com 270 páginas trilíngues (português, italiano e inglês), o livro mostra a influência que os mestres do país europeu teve na arquitetura e arte de Belém. A obra destaca figuras como Giuseppe Antonio Landi, Filinto Santoro e Gino Coppedè. (ANSA).