Comportamento

Livro afirma que Xi Jingping aceitou se reunir com Dalai Lama em 2014

Livro afirma que Xi Jingping aceitou se reunir com Dalai Lama em 2014

Xi Jinping - AFP

O presidente chinês Xi Jinping aceitou se reunir com o Dalai Lama durante visita à Índia em 2014, mas Nova Délhi, preocupada por suas relações com a China, não deixou acontecer, segundo livro publicado nesta quarta-feira.

O monge budista, de 83 anos, vive na Índia desde que fugiu da capital tibetana Lhasa, em 1959. Desde então, esta é uma questão espinhosa para Pequim.

“Em 2014, quando o presidente chinês Xi Jingping visitou [Nova] Délhi para se reunir com o primeiro-ministro [Nerendra] Modi, pedi uma reunião com ele”, afirma o livro de Sonia Singh, citando o Dalai Lama.

“O presidente Xi Jinping concordou, mas o governo indiano foi cauteloso sobre o encontro, então não aconteceu”, diz o texto.

No livro “Defining India: Through Their Eyes” (Definindo a Índia: Por seus Olhos, em tradução livre), Singh declarou que o governo do primeiro-ministro Nerendra Modi estava preocupado em manter boas relações com a China.

Questionado pela AFP, o porta-voz pessoal do líder espiritual budista não fez nenhum comentário a respeito.

O Dalai Lama estabeleceu um governo no exílio, no norte da Índia, e lançou uma campanha para recuperar o Tibete, que gradualmente se tornou um chamado para uma maior autonomia.

A Índia, que lhe concedeu asilo em 1959, apoiou o líder tibetano, mas nos últimos tempos o governo se manteve distante, argumentando questões diplomáticas.