Liverpool vence City e dá grande passo rumo ao título da Premier League

Reuters/Lee Smith
Foto: Reuters/Lee Smith

O líder Liverpool deu um passo muito importante para a conquista do título da Premier League ao vencer por 2 a 0 na visita ao Manchester City, neste domingo (23), no encerramento da 26ª rodada, e com esse resultado abriu 11 pontos de vantagem sobre o Arsenal (2º).

A derrota dos ‘Gunners’ no sábado no derby contra o West Ham foi aproveitada da melhor maneira pelo Liverpool, que fez um jogo mais tranquilo do que o esperado no Etihad Stadium, graças mais uma vez ao astro egípcio Mohamed Salah, que marcou aos 14 minutos e deu uma assistência para Dominik Szoboszlai ampliar aos 37.

O Arsenal disputou um jogo a menos que o Liverpool, mas a diferença de onze pontos significa que o troféu se aproxima lentamente da galeria de Anfield.

O jogo deste domingo pode até ser lido como uma transferência simbólica do cetro, entre um Manchester City (4º, 44 pontos) que está em evidente declínio e um Liverpool que já está 20 pontos à frente.

A semana foi um pesadelo para o City, que na quarta-feira foi eliminado pelo Real Madrid na repescagem da Liga dos Campeões.

Pep Guardiola, no banco dos ‘Sky Blues’ desde 2016, perdeu pela primeira vez em casa no campeonato para o Liverpool que, após a ‘era Jürgen Klopp’, encontrou em Arne Slot um bom substituto.

Se a Liga dos Campeões é agora apenas uma má lembrança para o City, para o Liverpool a vitória deste domingo reforça a confiança antes de um teste difícil nas oitavas de final (5 e 11 de março), onde vai encarar o Paris Saint-Germain.

Salah, com seu 25º gol nesta Premier League, reforçou a sua importante vantagem na artilharia.

Desta vez, ele marcou após uma jogada inteligente em cobrança de escanteio entre o argentino Mac Allister e Szoboszlai, que deu a assistência.

O egípcio devolveu o presente ao companheiro húngaro no segundo gol dos Reds, quando se distanciou de Josko Gvardiol e mandou um passe para Szoboszlai fazer 2 a 0.

Desde Lionel Messi no Barcelona em 2014-2015, nenhum jogador havia conseguido marcar e dar pelo menos uma assistência em onze jogos na mesma temporada nas principais ligas europeias.

Enquanto isso, a estrela do City, Erling Haaland, nem foi relacionado devido a um problema no joelho.