O Liverpool foi eliminado nas quartas de final da Liga Europa apesar de vencer a Atalanta por 1 a 0 na Itália, nesta quinta-feira (18), no jogo de volta.

Os ‘Reds’ haviam chegado a Bérgamo com uma missão muito difícil após a retumbante derrota por 3 a 0 sofrida na partida de ida em Anfield.

Os torcedores do Liverpool, que compareceram em grande número a esta partida apesar da complexidade da missão, ficaram entusiasmados por um momento com a ideia de uma grande virada, principalmente quando o egípcio Mohamed Salah marcou de pênalti aos 7 minutos.

Depois disso, o colombiano Luis Díaz, lançado com perfeição pelo companheiro Cody Gakpo, apareceu sozinho diante do goleiro argentino da Atalanta, Juan Musso, que venceu o duelo e evitou o segundo gol inglês.

Após esses primeiros 15 minutos agitados, o Liverpool, que havia vencido apenas três dos nove jogos anteriores, considerando todas as competições, desacelerou.

A Atalanta quase empatou aos 19 minutos, através de Aleksej Mirancuk, mas o Liverpool continuava chegando mais vezes à área e criando melhores chances. Aos 39 minutos, Salah quase marcou o segundo.

No segundo tempo, os ingleses cercaram a baliza da Atalanta mas sem a eficiência necessária. A entrada em campo do português Diogo Jota, que marcou quatro gols exatamente contra a Atalanta num jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões 2020-2021, não bastou.

Jürgen Klopp, que deixará o comando de seu atual clube em junho, encerra assim a carreira no Liverpool nas competições europeias, onde o seu maior feito foi levar a equipe ao título da Liga dos Campeões de 2019.

“Não perdemos o confronto hoje, mas sim na partida de ida. Foi decidido lá. É claro que estou decepcionado, mas não estou irritado e nem frustrado. Temos que dar os parabéns à Atalanta”, disse o treinador alemão após a eliminação.

Agora o Liverpool terá que lutar pela Premier League, onde está em terceiro lugar, a dois pontos do líder Manchester City.

Já a Atalanta vai disputar uma semifinal numa competição europeia pela segunda vez em sua história, depois de ter sido eliminada nessa fase na Recopa Europeia [competição extinta] de 1988 diante do belga Mechelen.

Até agora a Atalanta só conquistou um título importante: a Copa da Itália de 1963.

– OM elimina Benfica nos pênaltis –

Na próxima fase, a equipe italiana vai enfrentar o Olympique de Marselha, que eliminou o Benfica na disputa de pênaltis (4-2) no estádio Vélodrome.

Nesse jogo de volta, a equipe francesa venceu por 1 a 0, com um gol do atacante camaronês Faris Pemi Moumbagna na reta final da partida (79′).

Aubameyang, bem lançado por Jordan Veretout, avançou em velocidade e deu um cruzamento perfeito na cabeça de Moumbagna.

Como na partida da ida em Lisboa o Benfica havia vencido por 2 a 1, o duelo teve que ir para a prorrogação. O placar não mudou no tempo extra e a decisão foi para as penalidades.

O Olympique de Marselha, comandado pelo técnico Jean-Louis Gasset, converteu suas cinco cobranças enquanto o time português desperdiçou duas.

O campeão mundial pela Argentina Angel Di Maria acertou a trave e o goleiro espanhol do OM, Pau López, defendeu o chute do zagueiro Antonio Silva.

Coube ao atacante Luis Henrique, ex-Botafogo, converter a cobrança da classificação, para o delírio da torcida marselhesa.

— Resultados das quartas de final da Liga Europa:

(+) Roma (ITA) – Milan (ITA) 2-1 (1-0 na ida)

(+) Atalanta (ITA) – Liverpool (ING) 0-1 (3-0 na ida)

West Ham (ING) – (+) Bayer Leverkusen (ALE) 1-1 (0-2 na ida)

(+) Olympique de Marselha (FRA) – Benfica (POR) 1-0, OM classificado após vencer por 4 a 2 nos pênaltis (1-2 na ida)

— Programação das semifinais:

(jogo de ida no dia 2 de maio, jogo de volta no dia 9 de maio)

Olympique de Marselha – Atalanta

Roma – Bayer Leverkusen

A final será disputada no dia 22 de maio em Dublin, na Irlanda.

jr/dr/gfe/aam/mvv