Com um bom trabalho feito à frente da equipe na temporada passada, o técnico alemão Jurgen Klopp ganhou a confiança da diretoria do Liverpool. Tanto que, nesta sexta-feira, a direção do clube inglês anunciou a renovação de contrato com o treinador, que foi contratado em outubro do ano passado. O Liverpool não divulgou o tempo e os valores do contrato, mas, de acordo com a imprensa inglesa, o novo vínculo terá validade até 2022 e renderá um salário anual de 7,5 milhões de libras (R$ 32,7 milhões).

Na última temporada, em substituição a Brendan Rodgers, Jurgen Klopp não conseguiu classificar o Liverpool para uma das duas competições europeias – Liga dos Campeões ou Liga Europa -, mas levou o clube a duas finais. Perdeu na decisão da Liga Europa para o Sevilla, da Espanha, e caiu para o Manchester City na disputa do título da Copa da Liga Inglesa. No Campeonato Inglês, terminou na oitava colocação.

Após a confirmação da renovação, Jurgen Klopp celebrou o acordo firmado com o clube inglês em um comunicado oficial. “É difícil expressar em palavras o quão honrado eu, Zeljko e Peter (outros membros da comissão técnica) estamos nos sentido pelo comprometimento mostrado pela diretoria para com nosso trabalho”, disse o treinador. “Nós estamos apenas no começo de nossa jornada, mas é incrível a conexão que já temos com este lugar tão especial”.

“Sou o primeiro a reconhecer que com este prestígio vem uma grande responsabilidade. Durante toda nossa carreira como treinadores nós visamos fazer times e clubes melhores, com o objetivo principal de fazer os torcedores orgulhosos e felizes”, completou Jurgen Klopp, que se destacou na Alemanha com ótimos trabalhos no Mainz e, principalmente, no Borussia Dortmund.

Também em um comunicado oficial, o principal proprietário do Liverpool, John Henry, o diretor Tom Werner e o presidente da FSG (Fenway Sports Group, empresa que administra o clube), Mike Gordon, afirmaram que a decisão era “obrigatória”. “Quando se tem uma pessoa da qualidade de Jurgen na sua equipe, faz total sentido que se dê um contrato longo para ela. Não fazer isso seria irresponsabilidade”.