A Câmara dos Deputados votará nesta terça-feira, 11, a mudança na proposta que muda o regimento interno para punir deputados ‘arruaceiros’. A proposta foi oferecida pelo presidente da Casa, Arthur Lira (Progressistas-AL).

O texto prevê a punição de deputados que protagonizarem brigas acaloradas nas dependências da Câmara. Se aprovado, os parlamentares poderão ser suspensos e até deixarem de atuar nas comissões.

“Apresentei ao Colégio de Líderes um projeto de resolução que muda o Regimento Interno da Câmara e cria medidas de suspensão do mandato e exclusão de deputado do trabalho de Comissão com a aplicação de medidas cautelares aqueles que infringirem o Código de Ética”, disse Lira, nas redes sociais.

A tramitação da proposta foi uma exigência de Lira aos líderes parlamentares na reunião realizada no começo da tarde desta terça. A alteração na resolução aconteceu após cobranças de aliados da presidência para não provocar ‘desordem’ nos trabalhos.

O texto é uma resposta às disputas de adversários políticos em comissões na Câmara dos Deputados. Na última semana, a deputada Luiza Erundina (PSOL-SP) passou mal após rebater afirmações do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) sobre a ditadura militar.

No Conselho de Ética, deputados do PL protagonizaram uma discussão com André Janones (Avante-MG), após a votação do relatório que arquivou o processo de cassação contra o parlamentar. Durante a discussão, Janones e Zé Trovão (PL-SC) ameaçaram entrar em vias de fato.