Atualização, 10h30 – A assessoria de Pacheco, procurada há dias, sem uma resposta concreta, avisa hoje que a agenda do presidente ainda está indefinida em Lisboa. Ele está em Portugal em outros compromissos.

De última hora, o presidente da Câmara, Arthur Lira, decidiu viajar para Lisboa ontem para prestigiar hoje e amanhã um seminário que as comissões de Relações Exteriores da Câmara e Senado promovem na capital de Portugal. Mais cedo, ontem, a assessoria de Lira afirmara para a Coluna que ele havia cancelado a viagem, por causa da agenda intensa em Brasília e votações no plenário.

Com a pauta liberada e resolvida – após o sufoco da PEC dos Precatórios que abre caminho para viabilizar pagamento do Auxílio Brasil – Lira viajou com assessores para Lisboa.

Rodrigo Pacheco, que já cumpre agenda em Glasgow na COP 26, também vai esticar a estadia na Europa para passar no evento. Todos ficarão hospedados no EPIC Sana, hotel de luxo onde estão os convidados, cujos custos das comitivas parlamentares são pagos pelo Congresso Nacional.

Lira e Pacheco atendem, em especial, a um pedido do deputado federal Aécio Neves, um dos organizadores do evento – que, por sua vez, acontece lá para a turma prestigiar, também, um seminário da faculdade IDP nos próximos dias.