29/10/2024 - 9:58
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas-AL), confirmou nesta terça-feira, 29, o nome do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) como seu candidato à sucessão no comando da Casa. A oficialização ocorre quase dois meses após o início das articulações em favor do paraibano.
+ Motta, pré-candidato alinhado a Lira, defende fim de ‘agenda de radicalização’
“É preciso buscar a formação de eventual convergência. Essa é a marca do nosso trabalho: cumprimento intransigente dos acordos firmados, defesa das prerrogativas parlamentares, diálogo incessante e busca incansável por convergência. Esse o espírito que me moveu e me move, especialmente agora, em que o senso de responsabilidade institucional e meu compromisso com o Brasil fazem com que eu me posicione publicamente em favor de um dos pretendentes à Presidência da Câmara dos Deputados, a partir de fevereiro de 2025”, afirmou o deputado.
“Declarar apoio a Hugo Motta nesse momento é minha contribuição pessoal à convergência, para que sigamos com uma Câmara dos Deputados atuante, propositiva, firme em defesa das prerrogativas do Parlamento, da democracia e do Brasil”, continuou o presidente da Casa.
Lira escolheu Motta após uma articulação com Marcos Pereira (SP), presidente do Republicanos, que retirou sua própria candidatura para apoiar o nome do paraibano.
Inicialmente, Lira tinha como preferido o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) para sua sucessão. No entanto, a resistência de parte dos deputados, especialmente do PT, afastou essa possibilidade.
Mais tarde, o Republicanos deve oficializar o nome de Motta na disputa pela presidência da Câmara.