Os milionários seminários do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) e da senadora Kátia Abreu (PSD-TO) bancados com dinheiro público em Lisboa perderam, por ora, dois importantes nomes que prestigiariam o evento. Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira cancelou a vigem para a Europa hoje; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está em agenda na Europa mas ainda é dúvida, relatam as assessorias.

Os seminários sobre agronegócio e meio ambiente, e língua portuguesa, serão nestas quinta (11) e sexta (12), organizados pelas Comissões de Relações Exteriores da Câmara e Senado, com parlamentares brasileiros convidados – com passagens e diárias pagas pela verba indenizatória do Congresso.

Lira e Pacheco se livram de um problema nas ruas. Brasileiros residentes em Lisboa marcaram protestos para a frente do Hotel Epic Sana, onde ficariam hospedados.

As comitivas brasileiras ainda aproveitam o feriadão do 15 de novembro no Brasil e esticam a estadia em Portugal, para prestigiarem de 15 a 17 um seminário da faculdade IDP, de Brasília, tradicionalmente realizado em Lisboa.