Liniker e Ludmilla vencem Grammy Latino; Anitta homenageia Gal Costa, mas sai sem prêmio

Liniker e Ludmilla vencem Grammy Latino; Anitta homenageia Gal Costa, mas sai sem prêmio
Liniker e Ludmilla vencem Grammy Latino; Anitta homenageia Gal Costa, mas sai sem prêmio Foto: David Becker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Aconteceu nesta quinta-feira (17), em Las Vegas, nos Estados Unidos, o Grammy Latino 2022, que premiou artistas de várias nacionalidades, entre eles alguns brasileiros.

A cerimônia principal começou às 22h, mas algumas das categorias foram anunciadas durante a pré-cerimônia à tarde, onde justamente os artistas brasileiros acabaram premiados.

A cantora Liniker venceu a categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, por “Indigo Borboleta Anil”, e se tornou a primeira transexual brasileira a vencer um Grammy.

A dupla Chitãozinho & Xororó venceu a categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja, com “Chitãozinho & Xororó Legado”.

Ludmilla, com seu “Numanice #2” acabou levando o Grammy de Melhor Álbum de Samba/Pagode. O Tremendão Erasmo Carlos venceu como Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa, com “O Futuro Pertence à… Jovem Guarda”.

Anitta homenageia Gal Costa

A cantora Anitta fez uma homenagem a Gal Costa, morta aos 77 anos, no último dia 9 deste mês.

“Há poucos dias uma figura icônica nos deixou. Foi reconhecida com o prêmio pelo conjunto da obra em 2011. Gal, nunca vamos te esquecer e vamos te homenagear com mais música. E especialmente com a artista que vem a seguir. Ela é uma referência”, disse Anitta ao chamar ao palco Rosalía.

Anitta estava indicada em duas das categorias principais da noite, ambas pelo hit “Envolver”, em Gravação do Ano e Melhor Interpretação de Reggaeton. Perdeu a primeira para “Tocarte”, de Jorge Drexler & C. Tangana, e a segunda para “Yonaguni”, de Bad Bunny.