Lindsey Vonn disputará Olimpíadas com ligamento do joelho rompido

CORTINA D’AMPEZZO, 3 FEV (ANSA) – A esquiadora americana Lindsey Vonn confirmou que vai tentar disputar as Olimpíadas de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, apesar de ter rompido o ligamento cruzado do joelho esquerdo em uma prova de descida livre na Copa do Mundo de Esqui Alpino em Crans-Montana, na Suíça.   

Dona de três medalhas olímpicas, sendo uma de ouro (downhill em 2010) e duas de bronze (super-g e downhill em 2018), Vonn é uma das principais estrelas dos Jogos de 2026, após ter interrompido quase seis anos de aposentadoria para voltar a competir em alto nível.   

A americana voltou às pistas em dezembro de 2024, oito meses depois de ter implantado uma placa de titânio no joelho direito, o que resolveu as dores constantes que a haviam levado a pendurar os esquis, em fevereiro de 2019.   

Na temporada de 2025/26, a atleta de 41 anos venceu duas etapas da Copa do Mundo de Esqui Alpino, em St. Moritz, na Suíça, e Altenmarkt-Zauchensee, na Áustria, ambas no downhill, alimentando a esperança de voltar ao pódio olímpico.   

Essa modalidade é a mais rápida do esqui alpino, na qual os competidores descem a montanha em velocidades de mais de 130 quilômetros por hora, com saltos que chegam a dezenas de metros, exigindo força e resistência dos joelhos. Mas o acidente em Crans-Montana colocou em risco a presença de Vonn em Milão-Cortina.   

“Na última sexta-feira, rompi completamente o ligamento cruzado anterior. Mas hoje fui esquiar e, considerando como meu joelho está, me sinto estável e forte”, declarou a esquiadora em Cortina d’Ampezzo nesta terça-feira (3), a três dias da abertura oficial das Olimpíadas.   

“Meu joelho não está inchado e, com a ajuda de uma joelheira, estou confiante de que posso competir no domingo [8].   

Obviamente, não era o que eu esperava, mas sei que ainda há uma chance e, enquanto houver uma chance, vou tentar”, acrescentou.   

(ANSA).