Limpando gavetas

Crédito: Joao Allbert; Pedro Ladeira;Mateus Bonom

ÚLTIMOS DIAS Os governadores Wellington, Doria e Dino terão menos de 50 dias para deixarem os cargos (Crédito: Joao Allbert; Pedro Ladeira;Mateus Bonom)

Centenas de políticos terão que deixar os cargos que ocupam no próximo dia 2 de abril para se tornarem aptos a disputar outros postos. Dos 27 governadores, sete devem renunciar para concorrer a novas funções e já estão limpando as gavetas. Wellington Dias (PT-PI), Flávio Dino (PSB-MA) e Camilo Santana (PT-CE) disputarão uma vaga no Senado. Por sua vez, João Doria (PSDB-SP) será candidato a presidente e Eduardo Leite (RS) cogita deixar o PSDB rumo ao PSD para também entrar na corrida presidencial, após não ter se resignado com a derrota nas prévias tucanas. Os dois petistas que deixarão os governos estaduais serão sucedidos por mulheres: Maria Regina Sousa assumirá o governo do Piauí e Maria Izolda Cela o do Ceará. Doria será substituído por Rodrigo Garcia.

Reeleição

Dos outros 20, pelo menos 15 já decidiram permanecer nos cargos e disputar a reeleição. É o caso dos governadores Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Júnior (PSD-PR). Outros quatro, como Rui Costa (PT-BA) e Paulo Câmara (PT-PE), devem seguir nos cargos até o fim dos segundos mandatos e deverão pendurar as chuteiras. Por ora.

Ministros

No governo federal, a mudança será ainda maior. Pelo menos 11 dos 23 ministros deverão deixar os postos para disputar algum cargo eletivo. Três deverão concorrer aos governos estaduais: Tarcísio de Freitas (SP), João Roma (BA) e Onyx Lorenzoni (RS). Outros sete devem ser candidatos ao Senado, como é o caso de Flávia Arruda e Tereza Cristina.

A rasteira dos Calheiros no MDB

Divulgação

Enquanto a direção do MDB negocia uma federação com o PSDB ou com o União Brasil, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e seu filho, o governador Renanzinho (AL), reúnem-se com Lula e anunciam que apoiarão o ex-presidente, independentemente da posição da cúpula do partido ao qual pertencem. O MDB, na verdade, é uma sigla onde os caciques de cada estado costumam dar as cartas à revelia da Executiva Nacional.

Retrato falado

“Quando Lula fala, parece que vai chover picanha do céu e jorrar cerveja pela torneira” (Crédito: Andre Ribeiro)

Sergio Moro já está em campanha pelo interior tentando implodir a polarização entre os extremos. Em Bebedouro (SP), o ex-juiz partiu para o ataque contra Lula e Bolsonaro. Sobre o petista, o ex-magistrado diz que ele vive de falsas promessas, insinuando que se for eleito vai chover picanha e escorrer cerveja pelo ladrão. Já o ex-capitão, segundo Moro, afirma que vai combater a corrupção, mas o que ele quer, de fato, é priorizar a defesa da sua família em detrimento da lei.

Campeão de juros

Bolsonaro vem batendo recordes atrás de recordes, mas todos negativos. Depois de causar a maior devastação da Amazônia em toda a história, ter provocado 14 milhões de desempregados e ter levado a inflação acima dos dois dígitos, o seu governo transformou o Brasil em líder do ranking dos juros mais elevados do planeta. Ao subir taxa Selic para 10,75%, o atual governo alcançou a marca de 6,41% de juros reais. É a maior do mundo, à frente da Russia (4,61%), Colômbia (3,02%), Chile (2,09%) e México (1,99%), os cinco países com as taxas de juros reais mais nocivas para o desenvolvimento dos negócios. Com juros estratosféricos, o Brasil pode
cair na estagflação.

Novo governo

A esperança agora é que um novo presidente retome o caminho do crescimento e certamente isso não se dará com Bolsonaro. Se pegarmos a lista com as taxas de juros dos 40 países mais desenvolvidos, vamos ver que os mais democráticos lideram o ranking das menores taxas de juros reais, como EUA e França.

Vera Cruz renasce

Construídos há 72 anos para abrigar a primeira indústria cinematográfica brasileira, os Estúdios Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, estão sendo recuperados pela prefeitura do ABC. Na sexta-feira, 4, o prefeito Orlando Morando e o presidente da Band, João Carlos Saad, assinaram o termo de permissão para uso do local.

Divulgação

MasterChef

A Band anunciou que passará a gravar o MasterChef no local a partir de março, além de utilizar o espaço para produzir outros programas televisivos (filmes e séries). A emissora poderá usar os estúdios cinematográficos, com 3,6 mil metros quadrados, pelos próximos três anos, período pelo qual pagará R$ 15,7 milhões à prefeitura, segundo Morando.

Puxadores de votos

Divulgação

Os partidos estão dando grande importância à formação de bancadas fortes de deputados, pois quanto mais parlamentares elegerem à Câmara, mais dinheiro do fundo eleitoral e partidário receberão para as eleições futuras. Em São Paulo, 13 vereadores bem votados em 2020 concorrerão a uma vaga na Câmara, como são os casos de Eduardo Suplicy (PT) e de Érica Hilton (PSol).

Toma lá dá cá

Alvaro Dias, líder do Podemos no Senado (Crédito:Divulgação)

Por que o senhor resolveu assumir o Podemos do Paraná?
Pretendo contribuir com a eleição de bons candidatos para a Assembleia, Câmara dos Deputados e Senado, que dêem sustentação ao projeto nacional liderado por Sergio Moro.

Ainda é viável a aliança do Podemos com o União Brasil?
É nosso desejo o fortalecimento deste caminho do meio, que afaste a radicalidade dos extremos e viabilize a construção de um projeto de Nação, com lucidez, competência
e equilíbrio. E isso passa pela coligação de Moro presidente com o União Brasil de vice.

Moro conseguirá romper a polarização?
Seria inadmissível imaginar que temos apenas duas correntes do pensamento político, que semeiama intolerância e a incompetência.

Rápidas

* Diante da iminência de não se reeleger, cresce a hipótese de Bolsonaro renunciar e ser candidato a deputado para obter imunidade parlamentar e não ir para cadeia a partir de janeiro de 2023, quando ficaria sem mandato. Mourão assumiria e daria um cargo ao capitão.

* Raposa velha, Lula negocia com o PSB e com o PSD quem será seu vice. Por enquanto, Alckmin leva vantagem, mas Kassab está doido para entrar nessa disputa e ser ele próprio o companheiro de chapa do petista.

* Marcio França (PSB) levou uma tunda. Queria ser candidato a governador de São Paulo e, para isso, tirou Alckmin do caminho, covencendo-o a ser vice de Lula. Agora, o PT exige que o PSB para apoie Haddad e França dançou.

* Sergio Moro escolheu o publicitário argentino Pablo Nobel para ser o marqueteiro da sua campanha. Nobel começou a carreira na equipe de Duda Mendonça, já falecido, quando o baiano trabalhava para Lula: mundo pequeno.

Tópicos

bolsonaro hoje Como se fala com o Presidente? Eduardo Bolsonaro escolaridade de lula fábio luís lula da silva idade da namorada do lula jair bolsonaro facebook jair bolsonaro idade jair bolsonaro instagram jair bolsonaro na praia grande jair bolsonaro partido jair bolsonaro twitter joão doria altura joão doria carolina doria joão doria fortuna joão doria hoje joão doria neto joão doria pai joão doria site lula hoje lula namorada lula oficial ao vivo namorada de joão doria Onde nasceu Bia Doria? Quais as principais características dos governos do presidente Lula? Quais cargos Lula já ocupou? Qual a formação do Eduardo Bolsonaro Qual a origem de Bolsonaro? Qual a profissão de Eduardo Bolsonaro Qual é a descendência de Jair Messias Bolsonaro? Qual o cargo de Flávio Bolsonaro? Qual o endereço do Presidente da República? Qual o nome do nosso atual Governador 2021? Qual o valor da fortuna de João Dória? Quando Lula entrou para presidente? Quantas vezes Lula disputou as eleições? Quanto tempo dura o mandato do Jair Bolsonaro? Quanto tempo faz que Jair Bolsonaro é presidente do Brasil? Quantos anos tem a Bia Doria? Quantos anos tem a esposa de Jair Bolsonaro? Quantos filhos o Jair Bolsonaro tem? Quantos votos Lula teve na segunda eleição? Quem é a esposa de Flávio Bolsonaro? Quem é a esposa de João Dória? Quem é a primeira esposa de Jair Bolsonaro? Quem é a primeira-dama do Estado de São Paulo? Quem era o presidente antes de Lula? Quem foram os presidentes do PT? Quem são os filhos de João Dória? sergio moro filhos sergio moro formação sergio moro instagram sergio moro podemos sergio moro presidente sergio moro religião sergio moro twitter sergio moro últimas notícias

Mais posts

Ver mais

Copyright © 2022 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.