ROMA, 07 MAI (ANSA) – A Ligúria, no noroeste da Itália, seguida da Toscana, são as regiões do país que contam com o maior número de certificados “Bandeira Azul” – programa internacional de avaliação ambiental de praias e marinas organizado pela Foundation for Environmental Education (FEE). Ao todo, a Ligúria ficou com a liderança, com 27 locais premiados. Já a Toscana está na segunda colocação, com 19 localidades, seguida da Campânia, com 18 lugares, sendo três desses novos (Piano di Sorrento, Sorrento e Ispani). Marcas, por sua vez, foi ultrapassada e garantiu a quarta posição, com 16 pontos. Completam a lista as seguintes regiões: Puglia (14), Sardenha (13), Abruzzo (9), Calábria (9), Vêneto (8), Lazio (8), Emília-Romanha (7), Sicília (6), Basilicata (4), Friuli-Veneza Giulia (2) e Molise (1).   

Neste ano, o país alcançou a classificação em 368 praias – 26 a mais que em 2017 -, em 175 municípios costeiros – 12 a mais que no ano anterior -. Os números representam 10% das premiações mundiais concedidos pela fundação.   

Para que uma praia ou marina receba o certificado, é preciso que a qualidade das águas seja “excelente”, o território seja bem administrado e que haja a promoção de um turismo sustentável e da educação ambiental. (ANSA)