A Liga espanhola decidiu nesta quinta-feira suspender o campeonato de futebol do país por pelo menos duas semanas devido ao coronavírus, depois que todo o time do Real Madrid foi colocado em quarentena em função do diagnóstico positivo de um dos jogadores de basquete do clube e de “possíveis outros casos em atletas de outros clubes”.

“LaLiga considera que se apresentam as circunstâncias para a próxima fase do protocolo de atuação contra o COVID-19. Em consequência se estabelece a suspensão, ao menos, das próximas duas rodadas”, informou o campeonato em um comunicado.

A suspensão pelas duas próximas semanas “será reavaliada após o fim das quarentenas decretadas nos clubes afetados e de outras possíveis situações que possam acontecer”.

LaLiga tinha previsto se reunir nesta quinta-feira com a Federação Espanhola de Futebol (RFEF) e o sindicato dos jogadores (AFE) para lidar com uma possível suspensão das competições, uma posição que essas duas últimas entidades apoiavam.

Na terça-feira (10), a LaLiga já havia dado um passo nesse sentido, decretando que as duas próximas rodadas seriam disputadas com portões fechados, antes de tomar nesta quinta uma medida mais drástica.

Os dois campeonatos (1ª e 2ª divisões) eram os únicos que seguiriam sendo disputados, após a RFEF decidir na quarta (11) suspender “todos os jogos de futebol e futebol de salão masculino e feminino no profissional de âmbito estatal por duas semanas”.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

– Segurança é prioridade –

“Agradecemos ao futebol espanhol, que em um momento tão difícil estão totalmente alinhado com a RFEF”, declarou nesta quinta o presidente da federação, Luis Rubiales.

“É preciso ficar satisfeito porque hoje o futebol profissional se une ao caminho iniciado pela RFEF há alguns dias, no qual a prioridade é a saúde das pessoas”, continuou Rubiales, adiantando que a decisão será revista em 25 de março.

A federação também decidiu adiar a final da Copa do Rei entre a Real Sociedad e o Athletic Bilbao previsto inicialmente para 18 de abril. Num primeiro momento, a entidade cogitou disputar a final com portões fechados.

“Não há um cenário concreto em que se possa jogar a final da Copa do Rei no verão. A temporada termina em 30 de junho, mas podemos adotar medidas excepcionais”, explicou.

“Há três opções: jogar com o estádio cheio com as duas torcidas, o que sabemos que não será realista dentro de três ou quatro semanas; jogar com portões fechados, uma ideia que não nos agrada; que seja impossível por qualquer motivo. Nossa primeira opção é que o público posso desfrutar do jogo, se isso não for possível, buscaremos outra alternativa”, concluiu.

– Real Madrid em quarentena –

Pouco antes da divulgação da decisão da LaLiga nesta quinta, o Real Madrid anunciou que um “jogador da equipe de basquete apresentou resultado positivo após os testes realizados de coronavírus COVID-19”.

De acordo com a imprensa espanhola, o jogador em questão seria Trey Thompkins.

“A partir deste momento, foi feita a recomendação de permanecer em quarentena tanto a equipe principal de basquete como a de futebol, dado que os dois elencos compartilham instalações” no CT do Real Madrid, completou o clube em comunicado.

A Espanha é um dos países mais afetados na Europa pelo coronavírus, com mais de 2.140 pessoas infectadas e 48 mortes.


gr/psr/fp/am


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias