10/05/2020 - 16:06
A Liga Espanhola de Futebol Profissional (LFP) anunciou neste domingo que cinco jogadores, “todos assintomáticos e na fase final da doença”, testaram positivo para o coronavírus, após exames médicos antes do início dos treinamentos.
“Especificamente, entre os clubes de LaLiga Santander (1ª) e LaLiga SmartBank (2ª), foram detectados cinco casos positivos em jogadores, todos assintomáticos e na fase final da doença, cuja identidade específica LaLiga não conhece em conformidade com o Lei Orgânica de Proteção de Dados”, indicou a competição.
No início de maio, o governo espanhol anunciou um plano de desconfinamento para jogadores profissionais de futebol: após exames médicos, treinamentos individuais e sessões em pequenos grupos.
As partidas serão autorizadas na quarta e última fase, com a condição de não reunir mais de 400 pessoas no local. A Liga espera “um retorno às competições em junho” com portões fechados.
“A Liga alertou todos os participantes dos treinamentos para não relaxarem as medidas sanitárias recomendadas”, acrescentou a competição.
Em seu comunicado, a Liga também lembra os “próximos passos” para os jogadores que testaram positivo. Primeiro, eles devem permanecer em quarentena “fazendo a mesma atividade física que estavam praticando”, alguns dias depois repetirão o exame de triagem e, após obter dois negativos, poderão retornar às instalações do clube.
A competição também enfatizou que oferece a possibilidade de aplicar exames em todas as pessoas que vivem com os afetados.
Entre os jogadores que testaram positivo, está o brasileiro do Atlético de Madrid, Renan Lodi, confirmado esta semana com uma mensagem do seu clube nas redes sociais.
O campeonato espanhol está suspenso desde março devido à pandemia de coronavírus. Javier Aguirre, o técnico mexicano do Leganés, anunciou na sexta-feira seus possíveis planos para a competição.
“Já temos uma data de início para a Liga. No dia 20 de junho começamos e em cinco semanas terminamos oficialmente em 26 de julho. Será disputada aos sábados e domingos e às quartas e quintas-feiras, onze rodadas. A Liga acaba de me informar oficialmente”, declarou Aguirre em uma entrevista.
Na quarta-feira, a Bundesliga se tornou o primeiro grande campeonato a anunciar sua retomada. A bola vai voltar a rolar no dia 16 de maio.
A Espanha, um dos países mais afetados pela pandemia com mais de 26.000 mortes, começou nesta semana a reduzir as medidas de confinamento em vigor desde 14 de março, o que permitiu o retorno aos treinos.
bur/pm/aam