Envelhecer é um processo natural, entretanto, as consequências estéticas da idade não costumam agradar as mais vaidosas. Contudo, com o avanço da tecnologia e da medicina, diversos procedimentos prometem retardar os sinais da velhice na pele; entre eles, o lifting facial é um dos destaques.

+ Preenchimento sem produtos injetáveis pode ser alternativa duradoura para o rejuvenescimento facial

+ Como prolongar o efeito do botox

O lifting facial é uma técnica cirúrgica que promete rejuvenescer a aparência entre 10 e 15 anos, conforme as especificidades de cada paciente, segundo profissionais da área. “O reposicionamento das estruturas profundas da face por meio de pontos cirúrgicos é a estratégia principal, ao passo que a retirada de pele se faz de forma moderada, para se obter resultados mais naturais”, explica o cirurgião plástico André Ahmed, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).

Indicações do lifting facial

Buscar um profissional apto e de confiança é o primeiro passo para ter a devida indicação do lifting facial. O procedimento pode ser uma boa opção para correção dos sinais avançados da velhice, rugas profundas, aspecto de “rosto derretido” e excesso de flacidez – inclusive no pescoço.

Dependendo do caso, que requer sempre avaliação individual, a cirurgia pode demandar técnicas extras para um resultado satisfatório. “Enxerto de gordura em determinadas regiões, bem como a lipoaspiração de submento (papada), podem também estar indicados isoladamente ou como complemento ao lifting de face num mesmo tempo cirúrgico”, informa o médico.

Resultados do lifting facial

Por fim, André lista os resultados alcançáveis e os benefícios do lifting facial, quando devidamente efetuado:

  1. Rejuvenescimento da pele;
  2. Amenização do sulco nasogeniano, gerando a diminuição de linhas de expressão;
  3. Volumização da região de terço médio da face, também chamada de região malar (maçã do rosto);
  4. Melhoria do contorno da mandíbula (definição do contorno da mandíbula e do pescoço);
  5. Cicatrização rápida e saudável.

Vale ressaltar que, como qualquer cirurgia estética, o resultado não é vitalício. Afinal, o processo de envelhecimento é natural. Por isso, mesmo após realizá-lo, os cuidados com a pele e a saúde em geral devem permanecer.