Conforme os anos passam e a idade avança, diversas pessoas passam a buscar um rosto mais jovem e revitalizado, fazendo com que pacientes e cirurgiões plásticos busquem técnicas cada vez mais avançadas para a resolução do problema.
Dentre essas técnicas que estão sendo realizadas cada vez mais nos pacientes, está o lifting facial, que vem revolucionando os resultados na cirurgia estética. Dentre as celebridades que já aderiram ao procedimento está a atriz Giovanna Antonelli, o ator de Hollywood, Brad Pitty, e até mesmo a matriarca da família Kardashian, Kris Jenner.
No Brasil, um dos cirurgiões referências na realização do lifting facial, *Dr. Etienne Miranda explica como é feito o procedimento e quais os benefícios da realização da cirurgia.
“O lifting facial é uma cirurgia que pode englobar apenas uma área do rosto, como as pálpebras ou o pescoço, ou atuar sobre várias partes ao mesmo tempo, como sobrancelhas, pálpebras, lábios, bochechas e pescoço. O lifting devolve a juventude porque reposiciona os tecidos caídos, preenche áreas que perderam volume e melhora a qualidade da pele. Para cada item que mencionei, há técnicas específicas. Como disse uma vez o Professor Pitanguy, “as rugas são para recordar momentos de alegria e não tiram a dignidade do rosto”. Porém, para quem não tolera mais ver no espelho sinais de envelhecimento que não condizem com o sentimento jovial e cheio de energia, existe a cirurgia de rejuvenescimento facial”, explica o Dr. Etienne.
Um dos principais objetivos da cirurgia, é reposicionar os tecidos caídos, e também repor volume de gordura nos rostos, para tirar o aspecto facial emagrecido, muito comum com o passar dos anos. Além disso, utiliza-se de microenxertos de gordura com células tronco, associado com outros procedimentos, como laser, radiofrequência, Morpheus8 e peeling para diminuir as aparições de rugas .
“Com essa abordagem holística, conseguimos rejuvenescer os pacientes de 10 a 15 anos, em média”, diz Etienne Miranda.
No entanto, é importante ressaltar que essa cirurgia não é indicada para qualquer pessoa, visto que diversos fatores podem atrapalhar o resultado final, tal qual a recuperação do paciente. Por isso, é necessário se consultar com um profissional de confiança para que sejam avaliados os aspectos objetivos e subjetivos para determinar se a pessoa poderá ou não realizar o procedimento.
“Pacientes que estão muito acima ou abaixo do peso ideal podem apresentar resultados mais limitados. Além disso, hábitos como exposição prolongada ao sol, dieta desequilibrada e padrões de sono irregulares, bem como fatores psicológicos, podem ter um impacto negativo nos resultados da cirurgia. No entanto, pacientes com condições médicas controladas, como pressão alta ou diabete, estão aptos a realizar a cirurgia, desde que seu cardiologista e anestesista também concordem após a consulta de avaliação”, finaliza o Dr. Etienne Miranda.
Apesar dos inúmeros benefícios, o lifting facial possui riscos e por isso é necessário que um médico especialista realize o procedimento, visto que requer um conhecimento profundo da anatomia facial, com isso, terá maior segurança e eficácia no resultado final do procedimento.
*Dr. Etienne Miranda CRM 38.222/MG é médico especialista em Cirurgia Plástica, com graduação pela Universidade Federal de Minas Gerais, membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.