LONDRES, 24 JUL (ANSA) – O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, anunciou nesta quinta-feira (24) que Alemanha, França e Reino Unido realizarão uma “ligação de emergência” sobre a situação na Faixa de Gaza na próxima sexta-feira (25).
Os líderes dos três países europeus vão conversar pouco tempo depois de Estados Unidos e Israel retirarem suas equipes de negociação de Doha, no Catar, culpando o grupo fundamentalista islâmico Hamas.
Ao anunciar a reunião, Starmer declarou que o “sofrimento e a fome” que a população civil do enclave palestino está passando “são indefensáveis”.
“Vamos discutir medidas que podem ser tomadas com urgência para interromper os massacres e fornecer à população os alimentos de que ela desesperadamente necessita”, explicou o chefe de governo britânico.
Starmer também reiterou a necessidade de um cessar-fogo em Gaza que possa colocar todos “no caminho do reconhecimento de um Estado palestino”.
Em relação ao assunto, o presidente da França, Emmanuel Macron, garantiu que seu país reconhecerá o Estado da Palestina.
Enquanto isso, os EUA disseram que não participarão da próxima conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a solução de dois Estados. (ANSA).