Líderes de Camboja e Tailândia se reunirão para discutir paz

BANGKOK, 28 JUL (ANSA) – Os líderes de Camboja e Tailândia se reunirão nesta segunda-feira (28), na Malásia, para negociar um fim para os conflitos que deixaram dezenas de mortos no Sudeste Asiático ao longo dos últimos dias.   

A reunião colocará frente a frente o premiê interino tailandês, Phumtham Wechayachai, e o primeiro-ministro cambojano, Hun Manet, com mediação do premiê malaio e atual presidente rotativo da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), Anwar Ibrahim.   

Quatro dias de confrontos deixaram pelo menos 34 mortos e mais de 200 mil deslocados na divisa entre Camboja e Tailândia, que disputam territórios na região conhecida como Triângulo Esmeralda, em meio a pressões dos Estados Unidos por uma trégua.   

Os combates começaram nos arredores de templos nas províncias de Surin, na Tailândia, e de Oddar Meanchey, no Camboja, reacendendo uma disputa de décadas no Sudeste Asiático. Os dois lados se acusam mutuamente pelo início das hostilidades e de minar os esforços de paz.   

Em seu Angelus neste domingo (27), o papa Leão XIV mencionou o conflito entre Bangkok e Phnom Penh e rezou por “crianças e famílias deslocadas”. “Que o príncipe da paz inspire todos a procurar o diálogo e a reconciliação”, afirmou o pontífice.   

(ANSA).