Mundo

Líderes da UE debatem futuro do bloco em primeira reunião sem a GB

Líderes da UE debatem futuro do bloco em primeira reunião sem a GB

O presidente francês, François Hollande (e), e os primeiro-ministros Charles Michel, da Bélgica, e Xavier Bettel, de Luxemburgo, no encontro em Bruxelas - AFP

Os líderes europeus se reúnem nesta quarta-feira em Bruxelas pela primeira vez sem o primeiro-ministro britânico, David Cameron, para tentar definir o futuro de um projeto europeu atingido pelo Brexit.

“Devemos seguir agindo, passar uma imagem unida de 27 membros. Não me entusiasma a ideia de fazer pequenos clubes”, advertiu o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, ao chegar à reunião.

A questão da unidade é uma das chaves deste encontro. O presidente do Executivo europeu, Jean-Claude Juncker, já havia advertido na véspera que os países fundadores da UE “não são os únicos que levam o projeto adiante”.

Juncker convocava de forma velada a não esquecer os países do Leste, depois que os países fundadores do projeto – Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo – realizaram uma reunião sem o resto de seus sócios e, especialmente, depois que os presidentes dos três primeiros concordaram em apresentar uma proposta de “novo impulso” nesta quarta-feira.

No entanto, o apelo do presidente do Executivo europeu parece não ter dado resultados. A chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, realizaram uma breve reunião a três antes do encontro a 27.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

Embora o primeiro-ministro belga, Charles Michel, também tenha ressaltado a importância de “mostrar a unidade dos 27”, convocou uma “Europa a várias velocidades” para poder superar qualquer “risco de imobilismo”.

Nesta cúpula informal, os 27 planejam conversar sobre as consequências práticas e políticas do Brexit, e abordar o processo de saída da UE, previsto no artigo 50 dos tratados europeus, segundo uma fonte diplomática.

Além disso, os líderes podem convocar uma cúpula informal em Bratislava em meados de setembro.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel