Os líderes da União Europeia alcançaram, nesta quinta-feira (10), em Bruxelas, um acordo que permitirá a implementação do orçamento plurianual e o plano de recuperação econômica pós-pandemia, bloqueados por Hungria e Polônia – anunciou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
“Agora podemos começar com a implementação e construir nossas economias. Nosso pacote de recuperação impulsionará nossa transição ecológica e digital”, tuitou Michel.
Hungria e Polônia haviam ameaçado vetar o pacote por um mecanismo que vincula o acesso aos fundos de ajuda ao respeito ao estado de direito.
O orçamento plurianual e o ambicioso pacote de recuperação econômica pós-pandemia somam um total de 1,8 trilhão de euros, o equivalente a 2,1 trilhões de dólares.
“A Europa se mexe! 1,8 trilhão de euros para apoiar nossa recuperação e construir uma UE mais resiliente, verde e digital”, destacou no Twitter a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A pedido da Alemanha, diplomatas negociaram freneticamente durante a semana. Assim, o controverso mecanismo de condicionalidade será agora acompanhado de uma declaração “explicativa” destinada a responder as preocupações de húngaros e poloneses.