Lideranças mineiras do PV participaram de uma agenda nesta quinta-feira, 26, em apoio à reeleição de Fuad Noman (PSD), prefeito de Belo Horizonte. Integrantes de PSB e Rede também estiveram no evento.

+Prefeito une cartolas de Atlético e Cruzeiro em doações para campanha

A deputada estadual Lohanna França (PV), parlamentar mais votada da legenda no estado em 2022, e Osvander Valadão, presidente do diretório estadual da agremiação, usaram o compromisso para tornar público seu apoio ao pessedista. O site IstoÉ reportou as dissidências.

Chamado de “Por uma BH democrática, progressista e popular”, o evento sinaliza o objetivo da campanha de Fuad de ganhar votos na centro-esquerda e barrar a formação de um segundo turno entre Mauro Tramonte (Republicanos), apoiado pelo governador Romeu Zema (Novo), e o bolsonarista Bruno Engler (PL), que reveza a segunda posição nas pesquisas de intenção de voto com o prefeito, na cidade.

“O momento exige uma reação enérgica por parte dos democratas e progressistas, sob pena da cidade ser governada pelo núcleo duro da extrema direita”, diz o manifesto lançado na agenda.

Integrante da chapa de Rogério Correia (PT) na capital mineira, o PV está nacionalmente federado ao PT, o que impede o apoio formal a Fuad — partidos que formam uma federação devem ter candidatura única em eleições majoritárias. A Rede também está nessa chapa, enquanto o PSB apoia e indicou o vice de Gabriel Azevedo (MDB).