Líder do Movimento Brasil Livre (MBL), Renan dos Santos viajou com o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) para a Eslováquia, que faz fronteira com a Ucrânia. Durante a sua passagem próxima da zona de conflito, Renan publicou em sua conta no Instagram uma foto de 2016 como se fosse da atual guerra da Ucrânia com a Rússia. As informações são do O Globo.

Na publicação, que foi excluída posteriormente, Renan havia legendado: “Ucrânia, 2022”. A imagem era ilustrada com duas crianças que supostamente faziam continência aos soldados ucranianos nos tanques de guerra.

Conforme checagem da agência de notícias Reuters, a imagem foi feita, em março de 2016, pelo fotógrafo ucraniano Dmitry Muravsky e publicada no álbum “Children of War” (Filhos da guerra).

Arrecadação

Renan e Arthur do Val foram até a zona de conflito para descrever o que está acontecendo no leste europeu.

Segundo o deputado estadual, conhecido como Mamãe Falei, a dupla conseguiu arrecadar R$ 180 mil para ajudar os ucranianos.

O ato foi parabenizado, nesta quarta-feira (2), pelo pré-candidato à Presidência da República Sergio Moro (Podemos).

“O dep. Arthur do Val e Renan Santos, do MBL, decidiram reportar in loco o conflito na fronteira da Ucrânia. Também angariaram ajuda financeira para amparar refugiados. É sempre louvável quando saímos do discurso e partimos para a prática”, escreveu em suas redes sociais.

No entanto, essa atitude de Renan e Arthur foi criticada por alguns apoiadores nas redes sociais. Alguns internautas enxergam isso como uma tentativa de fazer “palanque político”.