O ex-presidente da Câmara de Representantes americano John Boehner deixou em evidência as divisões no Partido Republicano, em pleno ano de eleições presidenciais, ao classificar o pré-candidato Ted Cruz de “diabo encarnado”, entre outros insultos.

“É Lúcifer encarnado”, afirmou Boehner. “Tenho amigos democratas e amigos republicanos, e me dou bem com a maioria deles. Mas nunca em minha vida tive de trabalhar com um grande filho da puta”, acrescentou.

Falando em uma conferência na Universidade de Stanford, Boehner também comentou que conhece Donald Trump, o pré-candidato republicano que lidera a corrida presidencial, há muito tempo e que, inclusive, jogavam golfe e trocavam mensagens de celular.

Em um post que publicou no Twitter, Cruz optou por ignorar os insultos e questionou a relação entre Boehner e Donald Trump.

“Quem é o amigo de golfe e de mensagens de Boehner, a Carly ou eu?”, questionou, referindo-se à empresária Carly Fiorina, sua companheira de chapa.

Durante sua gestão como presidente da Câmara de Representantes (entre 2011 e 2015), Boehner ficou famoso por não fazer rodeios verbais para criticar aliados e adversário, mas nunca chegou aos níveis dessas declarações.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Apesar de ser responsabilizado pela paralisia do Congresso, que levou ao “shutdown” do governo federal em 2013, Boehner ainda é uma figura muito influente no Partido Republicano.

ahg-mlm/fj/cn


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias