Líder reformista iraniano Mehdi Karroubi põe fim à greve de fome

Líder reformista iraniano Mehdi Karroubi põe fim à greve de fome

O líder da oposição iraniana Mehdi Karroubi, de 79 anos, suspendeu na noite de quinta-feira sua greve de fome de 48 horas, após ter algumas de suas demandas atendidas – informa o site do movimento reformista Jamaran.

Há seis anos em prisão domiciliar, Mehdi Karroubi foi internado ontem, menos de um dia depois de ter iniciado uma greve de fome para exigir a realização do julgamento sobre seu caso.

Karroubi se reuniu com o ministro da Saúde, Ghazizadeh Hachemi, cujas promessas o convenceram a encerrar a greve de fome – declarou seu filho, Mohammad Hossein, conforme a página on-line do Jamaran.

Mehdi Karroubi foi candidato à eleição presidencial em 2009, assim como o também líder reformista Mir Hossein Musavi. Ambos foram derrotados pelo conservador Mahmud Ahmadinejad.

Karroubi e Musavi foram postos sob prisão domiciliar em 2011 por seu papel nas manifestações que tomaram o país após a vitória de Ahmadinejad.

Na quarta-feira, Karroubi parou de se alimentar para exigir um julgamento público e a retirada das câmeras de vigilância instaladas recentemente em sua casa, assim como a dos agentes dos serviços de Inteligência que o monitoram.

Essas medidas não têm precedentes “no regime de prisão domiciliar, seja antes, ou depois, da Revolução (Islâmica de 1979)”, alegou sua mulher, Fatemeh Karroubi.

O ministro da Saúde prometeu retirar os agentes instalados na residência de Karroubi, mas seu pedido por um julgamento não foi atendido, informou o site reformista Sahamnews.