Economia

Líder dos democratas promete evitar paralisação do governo dos EUA

Líder dos democratas promete evitar paralisação do governo dos EUA

A líder democrata Nancy Pelosi durante coletiva de imprensa em Washington, 23 de setembro de 2021 - GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP


A líder dos democratas no Congresso, Nancy Pelosi, declarou nesta quinta-feira (23) que uma nova lei orçamentária será aprovada antes do dia 30 para evitar a paralisação do governo federal, mas não esclareceu se terá o apoio da oposição republicana.

Os democratas controlam ambas as Câmaras do Congresso, mas com uma maioria tão ajustada no Senado que necessitam da aprovação de um projeto de lei orçamentária por parte dos republicanos até o fim deste mês, data que marca o fim do ano fiscal nos Estados Unidos.

Na noite de terça-feira, e somente com votos democratas, a Câmara dos Representantes aprovou a extensão até 3 de dezembro do atual orçamento para evitar um “shutdown”, uma paralisação do governo federal.

Um número suficiente de republicanos apoia a ideia, mas se nega energicamente a elevar o teto da dívida americana, uma medida que os democratas inseriram no novo projeto de lei.

Tradicionalmente, ambos os partidos aprovam as medidas sobre o valor da dívida (28,8 trilhões de dólares). Atualmente, porém, os republicanos se mostram irredutíveis e acusam os democratas de promover gastos “irresponsáveis”.

Em consequência, o projeto aprovado na terça-feira parece condenado ao fracasso quando for votado no Senado nos próximos dias.

O teto da dívida é o valor a partir do qual o governo não pode mais emitir novos papéis para se financiar, o que o impediria de pagar suas dívidas. O Departamento do Tesouro estima que este teto será alcançado no fim de outubro.

Pelosi afirmou acreditar que um texto será aprovado antes de 30 de setembro para evitar a paralisação do governo.

Uma vez no Senado, onde o texto atual será travado pelos republicanos, “iremos manter o financiamento do governo até 30 de setembro e seguiremos com as conversas sobre o teto da dívida, mas não por muito tempo, porque essa discussão fará a dívida pesar”, insistiu Pelosi.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio