ROMA, 10 OUT (ANSA) – O presidente do Senado da Itália, Ignazio La Russa, prosseguiu nesta sexta-feira (10) com sua visita ao Brasil e se encontrou com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, no Palácio das Laranjeiras.
Durante a reunião com o político brasileiro, o italiano declarou que deseja que as relações bilaterais entre os dois países continuem crescendo, independentemente de quem estiver no governo.
“Fortalecer esses laços econômicos da melhor maneira possível ajuda nosso povo, nossas cidades e nossos governos a crescer.
Parabenizo vocês por todos os resultados alcançados, mas queremos que o Brasil continue sendo uma nação privilegiada em relação à Itália”, disse La Russa.
O europeu recordou que há muitos italianos vivendo em solo brasileiro e não escondeu que seu país “tem orgulho de ter contribuído para o crescimento do Brasil, onde frequentemente são vistas evidências de uma presença arquitetônica e comercial” do Belpaese.
“O Brasil é um lugar de amizade e proximidade, até mesmo no caráter e na maneira de fazer as coisas. São elementos úteis para construir relações econômicas muito fortes”, declarou La Russa, acrescentando que “o diálogo dentro e entre as nações é necessário”.
La Russa ainda comentou que o Rio de Janeiro “é o número um no mundo da energia” e analisou que um amplo comércio “pode crescer com base nisso”.
Por fim, o político italiano falou brevemente sobre a guerra na Ucrânia e o acordo de cessar-fogo alcançado na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas.
“Os ventos de guerra sopram no Oriente Médio, mas também na Europa, com a Ucrânia. Devemos, portanto, trabalhar arduamente com diplomacia. Estou, no entanto, muito feliz, assim como vocês da nação brasileira, por haver um vislumbre de verdadeira paz entre Israel e Gaza”, concluiu. (ANSA).