Coluna: Guilherme Amado, do PlatôBR

Carioca, Amado passou por várias publicações, como Correio Braziliense, O Globo, Veja, Época, Extra e Metrópoles. Em 2022, ele publicou o livro “Sem máscara — o governo Bolsonaro e a aposta pelo caos” (Companhia das Letras).

Líder do PL traça estratégia para derrotar evangélico ‘de Lula’

Líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante entrará em campo para barrar Otoni de Paula na disputa pelo comando da bancada evangélica

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O novo líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante, vai arregaçar as mangas a partir de segunda-feira, 3, para eleger Gilberto Nascimento, do PSD de São Paulo, para a presidência da bancada evangélica.

Ex-presidente da Frente Parlamentar Evangélica, Sóstenes ainda não havia entrado no circuito da campanha pela presidência da bancada evangélica para não se desgastar e eventualmente prejudicar sua eleição para segundo vice-presidente da Câmara.

Do outro lado, o deputado Otoni de Paula, do MDB do Rio de Janeiro, conta com o apoio do atual presidente da frente, Silas Câmara, e de outra liderança evangélica expressiva na Câmara dos Deputados, o deputado Cezinha de Madureira.

Deputados bolsonaristas consideram que a vitória de Otoni de Paula é quase impossível, uma vez que a maioria da bancada evangélica é aliada de Jair Bolsonaro, e Otoni é considerado um traidor do ex-presidente.

Otoni, desde o início do governo Lula, vem se aproximando do governo. Em entrevista ao PlatôBR, o deputado chegou a dizer que o petista “encanta como ser humano”.

Integrantes da bancada evangélica afirmam que, caso Otoni de Paula vença — o que consideram praticamente impossível —, haverá uma desfiliação em massa da frente parlamentar.

Leia mais em PlatôBR.