ROMA, 6 JUL (ANSA) – O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, participou de uma cerimônia religiosa em Teerã neste sábado (5), informou a mídia estatal do país persa.
Esta é a primeira aparição pública de Khamenei desde o dia 13 de junho. Até o momento, o iraniano só havia feito pronunciamentos gravados, já que estava mantendo em sigilo sua real posição.
Um vídeo transmitido pela televisão estatal mostra Khamenei cumprimentando fiéis em uma mesquita durante uma cerimônia que marca o aniversário do martírio de Imam Hussein, uma data significativa para os muçulmanos xiitas. A última aparição pública do aiatolá havia sido em 13 de junho, durante o conflito contra os israelenses.
A mídia americana afirmou durante a guerra entre Tel Aviv e Teerã, que chegou ao fim em 24 de junho, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vetou um plano de Israel para matar Khamenei. Posteriormente, o republicano defendeu que essa ideia poderia mudar dependendo do desenrolar da guerra no Oriente Médio.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também mencionou em uma entrevista à ABC News que o assassinato de Khamenei “acabaria com o conflito” entre os países. (ANSA).