Líder do Comitê Organizador descarta cancelamento das Olimpíadas

ROMA, 3 JUN (ANSA) – A presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Seiko Hashimoto, descartou nesta quinta-feira (3) o adiamento ou cancelamento da competição pela segunda vez.   

“A chance dos Jogos acontecerem é de 100%, nós os faremos. Não podemos adiar mais uma vez”, disse à imprensa internacional.   

Segundo Hashimoto, porém, a 50 dias do início, ainda não há uma decisão sobre a presença do público local, já que os números da pandemia de Covid-19 continuam ruins na região da capital japonesa.   

“O maior desafio agora é saber como administrar o fluxo de pessoas. Se um surto acontecer durante os Jogos, seria uma crise, uma situação de total emergência. Então, estamos nos preparando para a possibilidade dos Jogos sem público”, acrescentou.   

A entrevista ocorre um dia depois do diretor da Tóquio 2020, Toshiro Muto, confirmar que cerca de 10 mil voluntários desistiram de participar do evento – a maioria por temores com o coronavírus Sars-CoV-2.   

Eram esperados 80 mil voluntários. No entanto, Muto descartou que isso trará problemas para a organização do evento.   

Os Jogos de Tóquio deveriam ter ocorrido em 2020, mas foram adiados em um ano por causa da pandemia. As Olimpíadas devem ocorrer entre 23 de julho e 8 de agosto. (ANSA).