A líder de oposição venezuelana Maria Corina Machado descartou nesta quinta-feira, 15, a possibilidade de realizar uma nova eleição, em meio a uma disputa eleitoral em andamento no país e depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva levantou a ideia como possível caminho para resolver a crise.

+ Lula diz ‘ainda não’ reconhecer vitória de Maduro e sugere novas eleições na Venezuela

“A eleição já aconteceu”, disse Machado a jornalistas da Argentina e do Chile em entrevista por videconferência.

Nesta quinta-feira, 15, Lula sugeriu que novas eleições sejam realizadas na Venezuela. Outra alternativa proposta pelo chefe do Executivo brasileiro foi a formação de um governo de coalizão.

“Ainda não [sobre reconhecer a vitória de Maduro]. Ele sabe que está devendo explicação para a sociedade brasileira e para o mundo”, afirmou.

“Tem varias saídas, ou faz governo de coalizão, uma composição. Não quero me comportar de forma apaixonada e precipitada, quero resultados (…) “Se ele tiver bom senso, podia tentar fazer conclamação ao povo da Venezuela, quem sabe até convocar novas eleições”.

Embora a fala do petista indique uma nova tendência se comparada a outros pleitos vencidos pelo líder socialista, Lula salientou que seria “precipitado” tomar uma decisão neste momento. “Quero respeitar soberania dos outros países”, declarou.