Líder de importante rede criminosa sueca é preso na Turquia

O chefe de uma das maiores organizações criminosas da Suécia, acusado de ser responsável por um aumento nos crimes violentos, foi preso na Turquia, anunciou a polícia sueca nesta sexta-feira (4).

“No âmbito de uma operação policial na Turquia, a polícia turca deteve hoje um sueco, suspeito há anos de crimes relacionados com drogas e de incitar à prática de crimes violentos na Suécia”, indicou a força de segurança em um comunicado.

Embora a polícia não tenha identificado o homem, a mídia indicou que se trata de Ismail Abdo, de 35 anos, chefe da organização criminosa Rumba.

Abdo é um dos criminosos mais procurados do país escandinavo e, desde 2024, é alvo de um mandado de prisão internacional.

Em um comunicado, a justiça sueca explicou que o homem preso – sem fornecer sua identidade – não poderia ser extraditado para o país, já que também tem nacionalidade turca.

A Suécia, outrora famosa por sua baixa taxa de criminalidade, agora luta para conter o crime organizado.

Nos últimos anos, os ataques a tiros e atentados com bomba devastaram o país, perpetrados por redes criminosas dedicadas ao tráfico de drogas, armas e pessoas, entre outros crimes.

Segundo a polícia sueca, os líderes destas redes criminosas operam cada vez mais do exterior, organizando assassinatos e atentados por meio das redes sociais, e frequentemente recrutam menores.

Em 2022, a Suécia era o terceiro país europeu com maior número de homicídios por arma de fogo por 100 mil habitantes, atrás de Montenegro e Albânia, de acordo com a base de dados mundial Statista.

po/dth/gge/mr/mmy/mb/rm/aa