07/08/2024 - 8:48
A megaoperação na Cracolândia, na região central da capital paulista, deflagrada na terça-feira, 6, e que tinha como objetivo desmantelar várias atividades criminosas, terminou com a prisão de dez pessoas.
Uma delas é a líder comunitária Janaína da Conceição Cerqueira Xavier, 44, que concorreu ao cargo de vereadora pelo PT (Partidos dos Trabalhadores) nas eleições municipais de 2020. Ela é suspeita de ligação com o tráfico de drogas. As informações foram divulgadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.
À reportagem, o PT afirmou que Janaína após concorrer em 2020 “nunca mais participou das atividades” da legenda.
A candidata recebeu 238 votos e não foi eleita. Atualmente, ela é suplente. À Justiça Eleitoral, Janaína apresentou despesas de R$ 23 mil durante a campanha.
Em relação aos atestados de antecedentes criminais apresentados à Justiça Eleitoral, não há registros até agosto de 2020.
+ GCMs suspeitos de extorsão a comerciantes na Cracolândia exigiam taxa em troca de proteção
+ Megaoperação na Cracolândia mira PCC e GCMs suspeitos de participação com milícia
Janaína
Não foi obtido o contato da defesa de Janaína. O espaço segue aberto para esclarecimentos.
Resultado da operação
O resultado da operação, oficialmente chamada de “Salus et Dignitas” – expressão latina que significa saúde e dignidade –, foi de mais de R$ 155 mil em espécie apreendidos, assim como 122 telefones celulares, 23 computadores, 78 veículos e 96 HDs.
A Justiça decretou também o sequestro de 20 hotéis, quatro estacionamentos, 15 ferros-velhos e oito lojas. Há ainda uma determinação para interditar 44 estabelecimentos.