O Corinthians faz nesta quarta-feira, 19, às 21h30, horário de Brasília, sua estreia na Copa Libertadores da América de 2025. Em confronto válido pela segunda rodada do torneio, conhecida popularmente como ‘Pré-Libertadores’, o Timão vai até a Venezuela para encarar o Universidad Central.
A estreia em território venezuelano traz uma memória das mais empolgantes para os torcedores corintianos, especialmente para os mais supersticiosos.
A última vez que o Corinthians estreou no torneio diante de um time da Venezuela foi em 2012, quando o Timão encarou o Desportivo Táchira fora de casa.
Naquela oportunidade, o Corinthians buscava o seu primeiro título do torneio continental. No confronto, o Corinthians era derrotado até os acréscimos da segunda etapa, quando o volante Ralf marca, de cabeça, e garante a igualdade no placar.
O empate arrancado perto do fim do jogo foi importante para elevar o ânimo do elenco e da torcida. Além disso, fez com que o Corinthians terminasse a campanha no torneio de forma invicta, sem perder nenhum jogo. Ao final da competição, os comandados de Tite conquistaram pela primeira vez a Libertadores para o Timão.
Essa “coincidência” vem empolgando o torcedor Corintiano, que vê o ano de 2025 como uma boa possibilidade de reconquistar a América e deve se apegar aos mínimos detalhes para incentivar a equipe em busca do título.
Confrontos contra venezuelanos
O Corinthians disputou apenas 8 jogos contra times do país e o retrospecto é animador. Ao todo, foram 7 vitórias para o Corinthians e apenas 1 empate diante de clubes venezuelanos. O alvinegro marcou 31 gols e sofreu apenas 5.
O empate foi no único duelo na Libertadores e justamente diante do Deportivo Táchira em 2012, confronto que abriu o caminho para a conquista inédita do título da Libertadores.
A última vez que o Timão enfrentou um clube venezuelano foi em 2019, na Copa Sul-Americana. Na ocasião, o Timão venceu o Deportivo Lara por dois a zero.
Campanhas em Pré-Libertadores
Essa é a terceira vez na história que o Corinthians encara disputas anteriores à fase de grupos do torneio. Em 2011, um ano antes de conquistar o inédito título, o Corinthians decepcionou o seu torcedor e foi eliminado na Pré-Libertadores para o Tolima, clube de pouca expressão no cenário continental.
A eliminação marcou também a despedida de Ronaldo, que após a derrota para os colombianos, anunciou a sua aposentadoria dos gramados.
Em 2015 o Corinthians voltou a disputar essa fase, em confronto diante do Once Caldas. Vivendo um bom momento na temporada, o Corinthians não tomou conhecimento do adversário e aplicou um 4 a 0 no jogo da volta, na Neo Química Arena. Com o empate no jogo do ida, o Timão se classificou sem sustos.
Já em 2020 os comandados de Thiago Nunes voltaram a decepcionar. Diante do Guarany do Paraguai, o Corinthians foi eliminado novamente.
Depois de ficar de fora da Libertadores em 2023 e 2024, o Corinthians retorna ao torneio e pode ser um dos postulantes ao título. Entretanto, é necessário enfrentar o “fantasma” das eliminações precoces no torneio. Caso o Corinthians avance, ainda terá mais um duelo de mata-mata antes de alcançar a fase de grupos.