Libertadores e Sul-Americana: confira cruzamentos das semifinais e histórico dos confrontos

As quartas de final das Copas Libertadores e Sul-Americana terminaram na quinta-feira definindo os confrontos da próxima fase dos torneios continentais. A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) ainda não confirma datas e horários das partidas e aguarda as escolhas das emissoras que detêm os direitos de transmissão.

Pela Libertadores, Palmeiras, Boca Juniors, Fluminense e Internacional estão na luta pela “Glória Eterna”. O time alviverde, tricampeão do torneio, medirá forças com os argentinos, que somam seis títulos. Do outro lado da chave, o duelo entre os colorados bicampeões e os cariocas tricolores, que ainda buscam seu primeiro troféu, garante um brasileiro na decisão, no Maracanã, no dia 4 de novembro.

O Palmeiras, melhor equipe da primeira fase, tem o privilégio de jogar em casa a partida decisiva. O primeiro confronto com o Boca Juniors, dono da quarta melhor campanha, será realizado na mítica La Bombonera, e o duelo de volta, no Allianz Parque, em São Paulo. Inter e Fluminense foram líderes de seus grupos, mas os gaúchos somaram 12 pontos, dois a mais que os cariocas. Assim, os brasileiros se enfrentam no Maracanã na ida e no Beira-Rio na volta.

Na Copa Sul-Americana, duas equipes brasileiras continuam na busca pelo título. Corinthians e Fortaleza serão os representantes do País na semifinal. Enquanto a equipe alvinegra enfrenta o time do Nordeste, a equatoriana LDU, que despachou o São Paulo, medirá forças com o argentino Defensa y Justicia, que derrubou o Botafogo, líder do Campeonato Brasileiro.

Diante dos critérios estabelecidos pela Conmebol, serão mandantes dos jogos de volta as equipes que registraram as melhores campanhas na fase de grupos, tendo prioridade em relação às que vieram da Libertadores, caso do Corinthians.

Por isso, o Defensa y Justicia, que teve a 4ª melhor campanha, faz o jogo de ida na casa da LDU (6ª), em Quito, e definirá a classificação diante do seu torcedor. Do outro lado da chave, o Fortaleza, que obteve a terceira melhor campanha, visitará o Corinthians na ida e jogará em casa a partida decisiva.

DATAS DAS SEMIFINAIS E FINAIS

Os jogos de ida das semifinais estão agendados para ocorrerem entre 26 e 28 de setembro. Já as partidas de volta estão programadas para a semana seguinte, entre 3 e 5 de outubro. A tendência é que Fortaleza x Corinthians, pela Sul-Americana, seja marcado para as terças-feiras, às 21h30, diante das escolhas anteriores feitas pelo SBT. No caso da Libertadores, há dúvidas sobre qual será a preferência da Globo para o jogo de quarta-feira, às 21h30.

A grande final da Copa Sul-Americana acontece em Montevidéu, no Uruguai, no dia 28 de outubro. O palco será o Estádio Centenário. Uma semana depois será a vez de conhecer o campeão da Libertadores, no Maracanã.

HISTÓRICO DOS CONFRONTOS DA LIBERTADORES

PALMEIRAS X BOCA JUNIORS

O Palmeiras não carrega um bom retrospecto contra o Boca Juniors em duelos eliminatórios. Os times já se enfrentaram em 25 oportunidades, incluindo Libertadores, Mercosul e amistosos. O time alviverde venceu oito jogos, empatou 13 e perdeu quatro.

Na Libertadores, os times decidiram uma final (2000) e duas semifinais (2001 e 2018), as duas primeiras marcadas por polêmicas de arbitragem. Nas três, o Boca levou a melhor. Na edição de 2018, um recorde: as equipes se enfrentaram quatro vezes. Na fase de grupos, vitória do Palmeiras em Buenos Aires e empate no Allianz Parque. Nas semifinais, derrota na capital argentina e novamente uma igualdade na arena alviverde.

O Boca também foi o convidado do Palmeiras para o último jogo do antigo Estádio Palestra Itália, em 2010, antes da reforma que o transformaria em Allianz Parque. No placar, vitória argentina por 2 a 0. O time palmeirense, porém, ostenta uma marca histórica: aplicou a maior goleada já sofrida pelo Boca na história da Libertadores, um 6 a 1, em 1994.

INTERNACIONAL X FLUMINENSE

Inter e Fluminense já se encontraram 75 vezes. A mais recente foi pelo Brasileirão, em julho, com vitória tricolor por 2 a 0, pela 14ª rodada. A vantagem no histórico é do conjunto colorado. São 31 triunfos gaúchos, 22 empates e 22 vitórias tricolores.

Os times jogaram pelas oitavas de final da Libertadores de 2012. O Fluminense levou a melhor, ao ganhar por 2 a 1 em casa após empatar sem gols no Sul.

HISTÓRICO DOS CONFRONTOS DA SUL-AMERICANA

Fortaleza e Corinthians já se enfrentaram em 30 ocasiões na história. A vantagem do duelo é alvinegra, com 19 vitórias, sete empates e apenas quatro derrotas. A equipe do Parque São Jorge anotou 53 gols e sofreu 24. O último duelo entre as equipes ocorreu em 8 de maio e terminou empatada por 1 a 1. No Brasileirão, elas voltam a se encontrar no dia 14 de setembro.

Os dois adversários dessa semifinal mediram forças duas vezes em mata-mata. Em ambas, o Corinthians saiu classificado. Nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2004, os times empataram sem gols no Pacaembu e por 1 a 1 no Castelão. A equipe paulista ficou com a vaga pelo critério do gol fora de casa, em vigor à época.

Na edição de 2008 do mesmo torneio, em que o Corinthians foi vice-campeão, o duelo aconteceu ainda na segunda fase. O Fortaleza perdeu os jogos de ida por 2 a 1, no Castelão, e de volta, no Morumbi, por 2 a 0. O clube alvinegro chegou até a final, mas viu o Sport se sagrar campeão.

LDU X DEFENSA Y JUSTICIA

LDU e Defensa y Justicia mediram forças na edição de 2022 da Copa Sul-Americana. Na fase de grupos, a equipe equatoriana venceu o primeiro jogo, na Argentina, por 2 a 1. Em Quito, o duelo terminou empatado por 2 a 2.