A semana de jogos decisivos pela Libertadores da América e pela Copa Sul-Americana vai movimentar o fluxo de estrangeiros em pelo menos três capitais do Brasil nesta semana. Dados da Embratur para a Coluna, levantados junto à plataforma ForwardKeys, mostram um crescimento de até 2.456% no número de passagens aéreas vendidas para o Brasil nesta semana.

A cidade de Belo Horizonte terá 2 jogos. Nesta terça-feira (22), Atlético-MG e River Plate (Argentina) se enfrentam pela semifinal da Libertadores; na quarta (23), Cruzeiro e Lanús (Argentina) disputam a semifinal da Copa Sul-Americana. Devido aos dois jogos entre times brasileiros e argentinos, BH registrou crescimento de 2.456% nos tickets da Argentina para a capital mineira.

Já o Rio de Janeiro terá um jogo internacional nesta semana entre Botafogo x Peñarol (Uruguai). O duelo marcado para esta quarta motivou um crescimento de 369% nos tickets do Uruguai nos dois dias que antecedem ao jogo no Rio.

Em São Paulo, o aumento de argentinos também se repete. A partida entre Corinthians e Racing (Argentina), na quinta-feira, aponta um crescimento de 155% nos tickets da Argentina às vésperas do jogo na capital paulista.

“Os grandes eventos esportivos são uma oportunidade de sermos vistos pelo mundo e aumentarmos o fluxo de turistas internacionais no país não só na data do jogo, mas nos meses e anos posteriores. É a chance de apresentarmos o Brasil que voltou a esses visitantes estrangeiros, para que eles retornem depois”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

Ainda de acordo com Freixo, “É importante destacar que a maior parte dos torcedores deve chegar por via terrestre ao Brasil, o que aponta para um crescimento ainda maior do que o representado pelas passagens aéreas. Isso nos deixa com esperança de que um ótimo número seja registrado nas chegadas de turistas internacionais para outubro deste ano”, completa.

O Brasil tem atraído cada vez mais visitantes estrangeiros. Entre janeiro e setembro de 2024, o número de turistas vindos de outros países aumentou 12% em comparação com o mesmo período do ano anterior, com direito a resultado recorde para o mês de setembro em toda a série histórica, iniciada em 1989: ao todo, 445.389 viajantes desembarcaram no Brasil, 26,4% a mais que em setembro de 2023.