Liberdade provisória para ex-número três do Partido Socialista espanhol, investigado por corrupção

Santos Cerdán, ex-número três do Partido Socialista e que foi homem de confiança do presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, foi libertado provisoriamente enquanto é investigado por corrupção, informou nesta quarta-feira (19) o Tribunal Supremo.

Cerdán, suspeito de estar no centro de um esquema para receber dinheiro em troca de concessões irregulares de obras públicas, havia sido enviado à prisão preventiva em junho, pelo juiz considerar que havia perigo de “fuga e destruição de provas”.

Agora, o juiz de instrução considera que o risco de fuga foi diluído e que o de destruição de provas foi “seriamente mitigado”, uma vez que a investigação “já conta” com grande quantidade de material que teria sido “de muito difícil acesso” caso o suspeito estivesse em liberdade.

Por isso, ele foi libertado provisoriamente, com proibição de sair da Espanha e obrigação de “comparecer a cada 15 dias no Supremo”, segundo indicou o tribunal em uma nota de imprensa.

Sua saída da prisão ocorre após a divulgação de um volumoso relatório policial que descreve Cerdán como o “elo” que gerenciava o recebimento de propinas de empresas como a de infraestrutura Acciona, das quais obtinha “2% líquido do valor da adjudicação” através de um testa-de-ferro, segundo revelaram meios espanhóis.

Este caso é especialmente sensível para Pedro Sánchez, uma vez que também envolve o ex-ministro e antigo braço direito do dirigente socialista, José Luis Ábalos, e um assessor próximo deste último, Koldo García.

Sánchez pediu desculpas várias vezes aos espanhóis, assegurando que desconhecia tudo sobre o caso e que o Partido Socialista, do qual é secretário-geral desde 2017, nunca se beneficiou de financiamento ilegal.

É uma das várias causas judiciais que cercam o dirigente socialista, incluindo as que envolvem sua esposa e seu irmão mais novo, e que fazem com que a oposição peça insistentemente sua renúncia e a convocação de eleições.

du/mdm/pc/dd/jc