Mundo

Liberdade inspira relação Brasil-Itália, diz embaixador

SÃO PAULO, 02 JUN (ANSA) – O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, divulgou uma mensagem pela Festa da República, celebrada nesta terça-feira (2) e que relembra os 74 anos do plebiscito que determinou o fim da monarquia no país.   

Em sua mensagem à comunidade italiana no Brasil, Azzarello diz que a Itália é uma “República fundada nos valores da liberdade, da democracia, da paz, da justiça e da igualdade, que ainda hoje são a base da coesão de nossa sociedade e os pilares da ação multilateral” do país na comunidade internacional.   

“Valores que sempre inspiraram as relações entre Itália e Brasil, dois países unidos por um vínculo profundo, amigos fraternos inextricavelmente ligados por antepassados comuns”, afirma o embaixador.   

Azzarello também recorda a pandemia do novo coronavírus, que atingiu mais de 233 mil pessoas e deixou cerca de 33,5 mil mortos na Itália. “Esta data, hoje mais do que nunca, torna-se ocasião para lembrar a esperança, a solidariedade e o dinamismo que, 74 anos atrás, guiaram os italianos na reconstrução de nosso País. São valores sempre atuais que, hoje como ontem, devem nos servir de guia na superação desse momento difícil”, escreveu.   

Por ocasião da Festa da República, o Ministério das Relações Exteriores da Itália também lançou um ebook chamado “Piazze [In]visibili” (“Praças [In]visíveis”), que reúne fotos de praças de 18 cidades italianas durante o isolamento imposto pela pandemia. O livro digital pode ser baixado gratuitamente.   

Confira abaixo a mensagem do embaixador Azzarello: Estou particularmente feliz por dirigir minha saudação a todos vocês, por ocasião da Festa de 2 de junho, data em que comemoramos, hoje, o 74º aniversário do nascimento da República Italiana. Uma República fundada nos valores da liberdade, da democracia, da paz, da justiça e da igualdade, que ainda hoje são a base da coesão de nossa sociedade e os pilares da ação multilateral da Itália na comunidade internacional. Valores que sempre inspiraram as relações entre Itália e Brasil, dois países unidos por um vínculo profundo, amigos fraternos inextricavelmente ligados por antepassados comuns.   

Este ano, tais importantes celebrações caem em um momento particularmente complexo, devido à pandemia que envolve todos nós e que nos impede de celebrar como gostaríamos. Portanto, esta data, hoje mais do que nunca, torna-se ocasião para lembrar a esperança, a solidariedade e o dinamismo que, 74 anos atrás, guiaram os italianos na reconstrução de nosso País. São valores sempre atuais que, hoje como ontem, devem nos servir de guia na superação desse momento difícil.   

Felicidades pela Festa da República Italiana! (ANSA)

Veja também

+ Toyota Corolla Cross é SUV do Corolla para brigar com Jeep Compass e cia; confira imagens oficias
+ Robert De Niro reduz limite do cartão da ex-mulher e diz que coronavírus implodiu suas finanças
+ MasterChef estreia sem "supercampeão" e cheio de mudanças
+ Gafanhotos: cidade na Bahia enfrenta invasão de insetos
+ Coronel da PM diz que Bolsonaro é ‘falastrão’ e renuncia à entidade de Oficiais
+ A “primavera das bikes” pós-pandemia vai chegar ao Brasil?
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior