Na tarde de segunda-feira, 10, a cantora Lexa, de 29 anos, anunciou a morte de sua filha, Sofia, fruto do noivado com o ator Ricardo Vianna, 32. Em seu perfil no Instagram, o casal comunicou que a criança faleceu apenas 3 dias após o nascimento prematuro.
“Sofia, 02/02 às 15:03. O nosso milagre nasceu! No dia 05/02, minha filha amada nos deixou. Um luto e uma dor que eu nunca tinha visto igual. Vivi os dias mais difíceis da minha vida. Eu senti cada chutinho, conversei com a barriga, idealizei e sonhei tantas coisas lindas para a gente… Foram 25 semanas e 4 dias de uma gestação muito desejada! Uma pré-eclâmpsia precoce com síndrome de HELLP, 17 dias de internação, Clexane, mais de 100 tubos de sangue na semi-intensiva e 3 na UTI, lutando pela nossa vida, minha filha”, escreveu Lexa na legenda da postagem.
“Lembro da última noite grávida, eu não conseguia dormir, e você mexeu a noite toda. Você sabia me acalmar como ninguém. Eu rezei tanto e implorei tanto para que tudo desse certo. Eu cantei para a barriga, fiz playlist de parto… Eu tomei AAS e cálcio durante toda a gestação, fiz um pré-natal perfeito, fiz TUDO, mas minha pré-eclâmpsia foi muito precoce, extremamente rara e grave… O meu fígado começou a comprometer, os meus rins e o Doppler da minha bebezinha também… Mais um dia, e eu não estaria aqui para contar nem a minha história nem a dela. Agora, estou buscando um rumo na minha vida, uma parte de mim se foi…”, continua.
“Te carregar nos últimos minutos de vida, tão vivos na minha cabeça… Você é, foi e sempre será a minha SOSSO”, disse ela, que também falou sobre o noivo. “@ricardovianna, te amo demais. Vivemos os dias mais desafiadores das nossas vidas juntos e fortes. Ver nossa filha na incubadora, linda e lutando pela vidinha dela, ficará para sempre nas nossas memórias. Você não soltou minha mão e foi o marido e pai mais incrível do mundo. Minha família amada, obrigada por todo apoio. @dracamilamartin, sei que fez o possível e o impossível por nós, e toda a equipe @hmsantajoana, o meu muito obrigada por todo o carinho e acolhimento. Obrigada a todos pelas orações.”
Por fim, ela lamentou a dor de viver o luto. “Eu não tenho forças nem para andar, parecia que cada pá de terra no seu enterro era como se a minha vida e os meus sonhos estivessem indo junto, meus seios cheios de leite, sem conseguir pensar em nada direito, mas eu creio nos teus planos, Senhor… Sofia, te amarei eternamente, minha filha amada. Espero te honrar muito, sei que um dia vamos nos reencontrar em um lugar lindo… Espera que a mamãe vai te dar mais colo…”, finalizou.
Ver esta publicação no Instagram
Pré-eclâmpsia
Lexa foi internada no dia 20 de janeiro com quadro de pré-eclâmpsia e síndrome de HELLP aos 6 meses de gestação e deu à luz no dia 2 de fevereiro. Porém, a bebê Sofia não resistiu e faleceu no dia 5 de fevereiro.
Tanto a pré-eclâmpsia quanto a síndrome de HELLP são quadros graves da gestação, que ameaçam a vida da mãe e do bebê.
Segundo dados da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a complicação afeta cerca de 5% a 8% das mulheres durante a gestação. Caracterizada pelo aumento da pressão arterial durante a gravidez, a condição apresenta sinais como inchaço excessivo, dores de cabeça intensas e a presença de proteínas na urina.
À reportagem de IstoÉ Gente, Fernanda Nunes, ginecologista da clínica Atma Soma, explica: “Esses sintomas podem indicar que algo não está bem e devem ser investigados o quanto antes.”
De acordo com a especialista, a condição pode ocorrer a partir da 20ª semana de gestação, mas é mais comum no terceiro trimestre. “Exames pré-natais frequentes são essenciais para detectar sinais precoces e evitar complicações”, complementa.
Além de Lexa, outras famosas também passaram pela dor de perder um filho. Saiba quem!
Carol Dias
Carol Dias, esposa do ex-jogador Kaká, enfrentou um aborto espontâneo. A perda ocorreu por conta de uma má formação fetal.
Eliana
Antes do nascimento de sua filha caçula, a apresentadora Eliana enfrentou um aborto espontâneo. A apresentadora contou que a perda impactou sua relação com o marido e que, inicialmente, não pensava que poderia ter outros filhos.
Ivete Sangalo
A cantora Ivete Sangalo passou por dois abortos espontâneos antes de dar à luz suas gêmeas, Helena e Marina.
Fernanda Machado
Em 2019, a atriz Fernanda Machado anunciou ter sofrido um aborto com oito semanas de gestação.
Thaeme Mariôto
A cantora Thaeme Mariôto enfrentou a perda de um bebê em 2024, compartilhando o desabafo nas redes sociais.
Pitty
Em 2007, a cantora Pitty sofreu um aborto espontâneo.
Kelly Key
Em 2016, a cantora Kelly Key sofreu um aborto que quase foi descoberto ao vivo no ‘Programa do Faustão’.
Mariana Rios
A atriz Mariana Rios sofreu um aborto em 2020, durante o relacionamento com Lucas Kalil.
Rafa Kalimann
A ex-BBB e influenciadora Rafa Kalimann emocionou os seguidores ao falar sobre a perda do bebê que esperava com o ex-namorado, o ator Alan de Souza Lima.
Renata Capucci
Durante uma entrevista, a jornalista e apresentadora Renata Capucci revelou que perdeu um filho com 33 semanas de gestação.
Romana Novais
Romana Novais e o DJ Alok enfrentaram a perda de um bebê. Apesar da dor, a influenciadora seguiu em frente e agora tem dois filhos com o marido.