Lexa se pronuncia sobre saída da Unidos da Tijuca: ‘Decidiram ter uma nova rainha’

Cantora fez desabafo após desligamento da escola de samba carioca e detalhou os preparativos para o Carnaval 2026

Lexa
Lexa. Foto: Reprodução/Instagram.

A escola de samba carioca Unidos da Tijuca não tem mais Lexa como Rainha de Bateria, posto que a funkeira ocupava desde 2020 e que foi mantido no Carnaval 2025, ano em que ela não pôde entrar na Marquês de Sapucaí para defender a agremiação por questões de saúde.

Em vídeo publicado nos Stories do Instagram no último domingo, 9, a cantora fez um desabafo sobre seu desligamento, ocorrido pouco antes de ela ser coroada madrinha de bateria pela Dragões da Real, em São Paulo.

+Lexa relembra perda da filha e alerta sobre pré-eclâmpsia: ‘Em meio ao luto, ser luz’
+Lexa lança música para a filha, Sofia, e revela trecho: ‘Teu amor me escolheu’

Segundo a artista, a decisão de deixar a escola partiu da agremiação carioca, e o convite para representar a escola paulista ocorreu após anos de flerte. Na postagem, Lexa agradeceu a comunidade e comemorou o início da nova jornada.

“A Tijuca decidiu, partiu deles, ter uma nova rainha. Então, esse último Carnaval que eu não desfilei foi a minha despedida. Os ensaios de rua foram a minha despedida e eu sou muito grata a toda comunidade do Borel. Eu tenho muito carinho, eu tenho muita gratidão, eu cresci muito com vocês, eu aprendi muito com vocês. Eu quero que vocês saibam disso”, iniciou ela no vídeo.

O convite para o novo reinado foi aceito após a confirmação de seu destronamento na escola tijucana. 

“Depois que a Tijuca anunciou a minha saída, outras escolas do Rio e de São Paulo me convidaram [pra ser rainha de bateria]. Mas aceitei logo de cara o convite do Dragões porque já tinha sentimento, entendeu? Eu recebi o convite da Dragões anos atrás e até a Tijuca sabia disso, mas eles falaram que eu tinha que ser exclusiva deles. Mas agora eu posso viver esse meu flerte”, explicou ela.

“Várias rainhas fazem essa jornada dupla de Rio e São Paulo maravilhosamente bem. Mas era o acordo que eu tinha. Agora eu posso ser 100% da Dragões!”, comemorou a funkeira.

Lexa precisou se ausentar no Carnaval 2025 após uma gravidez de risco. Ela sofreu pré-eclâmpsia aos seis meses de gestação de sua primeira filha, Sofia, e foi internada no final de janeiro. Após após cerca de duas semanas, ocorreu o parto prematuro. A menina nasceu no dia 2 de fevereiro e faleceu três dias depois.

A Tijuca não fez substituição no posto e entrou na avenida do samba sem Rainha de Bateria em respeito ao momento que Lexa estava enfrentando e aos anos de dedicação da funkeira à escola.

Lexa se pronuncia sobre saída da Unidos da Tijuca: 'Decidiram ter uma nova rainha'

Lexa. Reprodução/Instagram.