Lexa se pronunciou nesta sexta-feira, 18, sobre a repercussão de “Você e Eu”, música lançada em homenagem à filha que nasceu prematura no dia 2 de fevereiro e morreu três dias depois. A cantora, que enfrentou uma pré-eclâmpsia aos seis meses de gestação, usou as redes sociais para agradecer o apoio do público e reforçar o objetivo de ajudar outras mulheres com sua história.
+Lexa divulga música para a filha que morreu dias após o nascimento
+ONU: cortes na ajuda dos EUA ameaçam batalha contra mortalidade materna
No vídeo publicado, Lexa explicou a escolha das imagens do clipe. “O take final é emocionante. Mostrei eu e o Ricardo no hospital porque quis preservar a imagem da minha filha. Ela era a coisa mais linda desse mundo”, afirmou. A cena encerra o videoclipe da canção, que traz mensagens de superação e força.
A cantora também rebateu críticas de quem acha que ela fala demais sobre o tema. “É muito sério o que aconteceu comigo. Por muito tempo, muitas mulheres não sabiam ou não davam o devido valor. Senti que poderia ser uma porta-voz para ajudar outras mulheres”, disse.
Ela contou que decidiu dar entrevistas e se abrir publicamente para que a informação sobre a condição chegue a mais pessoas. “Para que eu ajude de alguma maneira, para que minha dor sirva também para o bem dos outros”, afirmou.
Lexa finalizou com um recado direto: “Não estou nem aí. Estou tentando ajudar a salvar vidas. As pessoas têm tanto tempo para ler sobre coisas medíocres que, infelizmente, coisas sérias passam despercebidas.”
Veja o clipe da canção, divulgado na sexta-feira, 18:
Qual foi a causa da morte do bebê de Lexa
A pré-eclâmpsia é uma condição caracterizada por um aumento de pressão arterial durante a gravidez. Suas causas ainda não estão bem estabelecidas, porém há fatores que aumentam o risco da condição como hipertensão arterial sistêmica crônica; diabetes; lúpus; obesidade e histórico familiar ou pessoal das doenças.
A condição pode levar a um parto prematuro, assim como colocar em risco a vida da mãe e do bebê. A melhor forma de prevenção é um pré-natal criterioso, com acompanhamento contínuo da pressão arterial da gestante.