O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, chegou à vitória de número 100 na Fórmula 1, neste domingo, no Grande Prêmio da Rússia.

Além de ampliar seu recorde na F1, com este resultado no circuito de Sochi, Hamilton assumiu a liderança do Campeonato Mundial de Pilotos, passando o holandês Max Verstappen (Red Bull), que chegou em segundo, enquanto o terceiro lugar foi para o espanhol Carlos Sainz Jr (Ferrari).

Já o também britânico Lando Norris (McLaren), que largou na pole position e liderou boa parte da prova, acabou em sétimo.

Completaram as dez primeiras posições o australiano Daniel Ricciardo (4º, McLaren), o finlandês Valteri Bottas (5º, Mercedes), o espanhol Fernando Alonso (6º, Alpine), o finlandês Kimi Raikkonen (8º, Alfa Romeo), o mexicano Sergio Perez (9º, Red Bull) e o britânico George Russel (10º, Williams).

– Chuva define resultado da prova –

O grande prêmio russo foi marcado pela chuva, que não era esperada durante a prova, segundo a previsão do serviço meteorológico, e que acabou definindo o resultado.

Norris liderava a prova quando começou a chover e decidiu contrariar a ordem da McLaren para ir para os boxes para colocar pneus intermediários em seu carro.

Hamilton, que largou em quarto e chegou a cair para sétimo, fazia uma corrida de recuperação e já estava em segundo quando optou por mudar os pneus na volta 27, decisão também adotada por Verstappen, que largou na última posição no grid como punição por fazer alterações no motor do carro.

Ao perceber que havia tomado a decisão errada, já que seu carro passou a derrapar na pista e quase bater no muro de proteção, Norris foi para os boxes fazer a troca para seguir na corrida, mas não conseguiu se aproximar do pelotão de frente ao retornar.

Hamilton assumiu a liderança e segurou a posição até a bandeirada final, ampliando assim o recorde vitórias na F1 em sua corrida de número 281. Com o resultado, o piloto britânico passou a liderar o campeonato, com dois pontos de vantagem sobre o segundo colocado na tabela, Verstappen.

“Alcançar cem vitórias demorou ‘muuuuito’. Eu nem tinha certeza se isso aconteceria”, afirmou Hamilton ao fim do GP.

“Não foi fácil. Perdi muito terreno na largada tentando evitar problemas. Não teria sido fácil ultrapassar o Lando, que estava com um ritmo muito bom. A chuva veio na hora certa (…) E no final, a equipe fez a boa escolha estratégica “, explicou o heptacampeão mundial.

A próxima corrida da F1, a 16ª etapa da temporada, será o GP da Turquia, no circuito de Istambul em 10 de outubro.

pel/psr/lca