O artilheiro polonês do Bayern de Munique, Robert Lewandowski, conquistou nesta segunda-feira (17) o prêmio “The Best” de melhor jogador do mundo da Fifa de 2021, após perder a Bola de Ouro para o argentino Lionel Messi em novembro.

O atacante de 33 anos, que estabeleceu um recorde de gols no Campeonato Alemão na última temporada, ergueu o troféu pela segunda vez, superando Messi, ex-Barcelona e que atualmente defende o Paris Saint-Germain, e o egípcio Mohamed Salah, do Liverpool.

Na temporada 2020-2021, ‘Lewa’ fez história na Bundesliga ao marcar 41 gols em 29 jogos, um a mais que o recorde anterior em uma mesma edição do Campeonato Alemão, que pertencia a Gerd Müller, na temporada 1971-1972.

Por outro lado, no âmbito continental, Lewandowski não repetiu o mesmo sucesso da Bundesliga. O Bayern foi eliminado nas quartas de final da Liga dos Campeões sem o atacante, que estava lesionado. Já na Eurocopa, a seleção polonesa caiu na fase de grupos, mesmo com ‘Lewa’ marcando três gols em três partidas.

O jurado da premiação da Fifa, composto por técnicos de seleções, capitães, jornalistas e torcedores de todo o mundo tinha que decidir com base nas atuações dos jogadores no período entre 8 de outubro de 2020 e 7 de agosto de 2021, segundo o regulamento.

A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada de forma virtual, sem público e sem a maior parte dos protagonistas, como consequência da pandemia de covid-19.

jta-jed/mcd/rpr/mvv