Um menino de 12 anos foi baleado no pátio de uma escola na manhã desta quarta-feira, 26, durante uma operação emergencial da Polícia Civil no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro – que deixou três mortos. O garoto teve o projétil retirado da perna esquerda e não corre risco de vida, segundo a Secretaria Municipal de Educação.
“Um aluno que estava com sua turma, com seu professor, levou um tiro na perna durante uma atividade de Ciências dentro da escola. É tão absurdo, tão inconcebível, que é até difícil colocar em palavras. Uma escola deveria ser um lugar de paz“, afirmou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
Segundo ele, o clima era de pânico na escola municipal Hélio Smidt, que fica ao lado do 22º Batalhão da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro. Os alunos das escolas da região foram mantidos dentro das unidades até seja possível sair em segurança.
“É uma situação inaceitável. A escola deveria ser símbolo de proteção e aprendizagem. Jamais deveria ser um local para algo tão grave como isso”, afirmou o secretário.
O garoto baleado está no 6º ano do ensino fundamental. De acordo com a secretaria, ele foi rapidamente atendido pela equipe da escola e levado à Clínica da Família da Maré. No local, ele recebeu os primeiros atendimentos e teve o projétil removido da perna.
Depois, ele foi transferido de ambulância para o Hospital Getúlio Vargas, na Penha, onde permanece internado. “Devido ao tiroteio, a ambulância precisou aguardar para acessar a região da Maré e também teve dificuldade para sair da Clínica da Família onde o aluno estava para poder levá-lo ao hospital”, explicou a pasta.
Por volta das 14h desta quarta, a polícia afirmou que o objetivo da operação foi atingido e que “impediu uma guerrilha urbana”. Os três mortos, segundo a polícia, eram seguranças de uma liderança de facção criminosa. Um homem foi preso, e dois fuzis e pistolas foram apreendidos.
A operação também provocou interdições na Linha Amarela e suspendeu aulas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Alunos da instituição filmaram um helicóptero da polícia pousando no campus próximo ao complexo. Uma bala perdida foi encontrada em uma sala de aula da UFRJ, mas ninguém se feriu.
* Com Estadão Conteúdo e outras agências