Levantamento mostra que 59% dos RHs utilizam cinco ou mais ferramentas para gestão de pessoas

A Flash People, solução de gestão de pessoas da worktech Flash, com cerca de 200 empresas participantes, mostra que 80% das companhias entrevistadas utilizam, pelo menos, três ou mais ferramentas diferentes de gestão de pessoas em suas rotinas. O uso de múltiplas ferramentas ganha ainda mais força quando analisado que mais da metade (59%) utiliza cinco ou mais ferramentas, e que 43% delas fazem uso de mais de sete soluções para atividades regulares.

O levantamento também revelou que 50% das companhias querem trocar ou adquirir novas plataformas que envolvam todos os processos do RH, unificando as tarefas em um único processo automatizado.

Para Jan Christian, diretor geral da Flash People, essa necessidade latente surge para tornar a área de gestão de pessoas mais estratégica e com integrações mais relevantes.

“Sete em cada dez empresas precisam gerir cinco ou mais ferramentas. Neste contexto, plataformas que deveriam auxiliar na tomada de decisão acabam onerando tempo e fazendo com que a área seja mais operacional. A busca por uma solução all-in-one se tornou uma prioridade, pois, desta forma, todas as etapas irão conversar no mesmo sistema, produzindo insights relevantes para quem fica à frente das definições estratégicas de gestão de pessoas”, detalha.

Entre os blocos mais importantes, segundo o estudo, está o treinamento de colaboradores. Para 69% das empresas, este é um dos processos mais importantes do RH e 55% dos entrevistados têm intenção de contratar ou trocar de ferramenta para essa etapa nos próximos 12 meses. Atualmente, 36% das empresas têm ferramentas próprias de treinamento que, no geral, não permitem ou possuem limitações para integrações ou automatização de processos.

Quando perguntado sobre People Analytics, a área de RH entende que a principal funcionalidade da ferramenta é controlar a quantidade de funcionários ativos, faixas de salário e tempo médio que os colaboradores se mantêm na empresa. Estas verificações oneram o tempo de profissionais de RH – esforço este que poderia ser realizado no planejamento de estratégias de gestão de pessoas. Quando questionadas sobre a mudança da solução atual ou a contratação de uma ferramenta dedicada ao tema, 48% das empresas têm a intenção de contratar ou trocar de ferramenta de People Analytics nos próximos 12 meses

Por fim, quando o assunto é admissão, 52% das empresas pretendem contratar ou trocar de ferramenta nos próximos 12 meses. Para o diretor geral da Flash People, a alta propensão à troca de soluções ou à contratação de uma nova demonstra a busca por um cenário mais integrado e que suporte soluções estratégicas.

“A Flash People nasce para atender essa demanda pujante; possuímos diversos módulos em uma só plataforma e em um só login, permitindo a centralização das informações e acesso restrito dos colaboradores que são pontos focais da área. Desta forma, a gente coloca o RH em uma posição diferente, onde o tempo vira aliado, e os dados na base para a definição dos caminhos a serem seguidos, assim, possibilitamos uma leitura mais próxima da realidade das companhias, bem como facilitamos a identificação de oportunidades”, reforça.