A tenista número 1 do mundo, Ashleigh Barty, foi forçada a deixar a quadra devido a uma lesão nesta sexta-feira nas quartas de final do torneio de Roma, contra a americana Coco Gauff, pouco mais de duas semanas antes do torneio de Roland-Garros (que será disputado de 30 de maio a 13 de junho).

A australiana, campeã no tradicional torneio francês em 2019, vencia no segundo set (6-4, 2-1) quando chamou um membro do serviço médico. Em seguida, deixou a quadra após cumprimentar sua adversária. É uma lesão no braço direito, disse a WTA.

Coco Gauff avança, portanto, aos 17 anos, às semi-finais onde vai enfrentar a ucraniana Elina Svitolina, cabeça de chave número 5, ou a polonesa Iga Swiatek (15ª do mundo).

Ashleigh Barty, apesar de estar com a coxa esquerda enfaixada desde o início desta semana em Roma, parecia em muito boa situação para chegar pelo menos à final, como já havia conseguido em seus dois últimos torneios, em Stuttgart (campeã) e em Madri (vice-campeã depois de perder para a bielorrussa Aryna Sabalenka).

Contra Gauff, ela conseguiu dominar o jogo sem perder o ritmo apesar de duas interrupções por conta da chuva.

Barty se junta às principais favoritas que deixaram o torneio, após as eliminações na segunda rodada de Naomi Osaka, Serena Williams e Simona Halep (lesionada), e de Sabalenka nas oitavas.

alu/smr/aam