Saúde da mulher

Ler e-mails de trabalho fora do horário prejudica a saúde

Se você costuma checar sua caixa de entrada o tempo todo, é bom saber que um estudo concluiu que ler e-mails fora do horário de trabalho prejudica a saúde. Saiba mais!

Crédito: Pixabay

Você é uma daquelas pessoas que, não importa a hora, sempre está checando sua caixa de entrada? Então você precisa saber que ler e-mails fora do horário de trabalho prejudica a saúde.

Foi o que apontou um estudo da Virginia Tech University (EUA). Concluiu-se que isso eleva os níveis de estresse e faz com que as pessoas se envolvam menos no contexto social. Contudo, poucas pessoas se dão conta de que isso seria um problema para suas saúdes.

“Essa atitude provoca sentimentos de ansiedade e coloca em risco o trabalho e a vida pessoal da pessoa”, explica William Becker, coautor do estudo e professor da Pamplin College of Business (EUA), ao MailOnline.

Leia mais

Saiba como melhorar o rendimento no trabalho
7 dicas para manter o foco no trabalho home office

A conclusão da pesquisa também aumenta as evidências de que a proposta de trabalho flexível está cada vez mais se transformando em uma versão sem limites, onde os funcionários não conseguem se desligar de suas funções nos horários de descanso. Além disso, estudos anteriores comprovaram que o estresse do aumento de trabalho resulta em tensão e conflitos nas relações familiares.


+ Homem que vivia ‘casado’ com a própria filha é preso após polícia investigar agressão contra criança
+ Família de Schumacher coloca mansão à venda por R$ 400 milhões
+ Pão de Queijo: faça uma das receitas mais gostosas do Brasil



“Nossa pesquisa expõe justamente essa realidade, que trabalhos de horários flexíveis muitas vezes se transformam em ‘trabalhos sem limites’, comprometendo a saúde e o bem-estar do funcionário e de sua família”, aponta o profissional.

Para evitar esse tipo de problema, o indicado é apostar em políticas na empresa que reduzam as expectativas das pessoas em monitorar seus e-mails antes e após o expediente de trabalho. Caso isso não seja uma opção viável, a solução pode ser limitar a comunicação dos funcionários fora do horário comercial.

“Além disso, as expectativas das funções devem ser comunicadas claramente. Se o trabalho requer essa disponibilidade do funcionário, deve ser esclarecido antes, como parte das responsabilidades”, diz Becker.

Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS