Morreu aos 78 anos nesta quinta-feira (18), o ator e dublador Leonardo José, que era famoso por ter emprestado sua voz para vilões da Disney como Frollo, de O Corcunda de Notre Dame (1996), Shan Yo, de Mulan (1998), e Kron, de Dinossauro (2000), além do gorila Kerchak, de Tarzan (1999).

A informação do falecimento do ator foi divulgada no Instagram @dublapediabrasil, especializado no mercado de dublagem: “Mais uma triste despedida nesse ano de 2021. Tá difícil. Descanse em paz, Leonardo José”, lamentou o perfil na rede social.

No post, outros dubladores também lamentaram a partida de Leonardo: “Um grande ator dublador! Que Deus console a família e os fans”, escreveu Marco Ribeiro, que dá voz ao cowboy Woody e a Homem de Ferro. Charles Emmanuel, que dubla Ben 10 e Rony de Harry Potter, e Rodrigo Miallaret, o Sultão de Aladdin e Scar de Rei Leão (2019), também se manifestaram .

Recentemente, o artista dublou o grande inimigo dos Vingadores, Thanos, antagonista de Vingadores: Guerra Infinita (2018) e Ultimato (2019), esse último sendo o filme mais lucrativo da história do cinema. Ele também dublou o ator Patrick Stewart, o Professor Xavier, da franquia X-Men, no filme Logan (2017), entre outros.