ROMA, 24 MAI (ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas de 50% sobre produtos da União Europeia a partir de junho em virtude de uma suposta irritação com o ritmo lento das negociações com o bloco.
De acordo com o Wall Street Journal, citando fontes familiarizadas com as tratativas, os assessores do republicano expressaram reservadamente às autoridades europeias um certo nervosismo do mandatário pelo fato de as diferentes prioridades comerciais dos Estados-membros da UE terem desacelerado as negociações.
Os americanos reclamaram da abordagem cautelosa do bloco nas negociações e da relutância dos europeus em apresentar ofertas concretas que levem em conta as preocupações dos EUA.
Entre as propostas esperadas por Washington estão tarifas sobre serviços de streaming, imposto sobre valor agregado, regulamentações automotivas e multas impostas a empresas americanas em casos antitruste, disseram as fontes ao periódico.
Os EUA também não conseguiram até agora garantir um compromisso dos líderes da UE para impor novas tarifas às indústrias chinesas, uma prioridade para autoridades do governo Trump que estão pressionando para aumentar a pressão comercial sobre Pequim. (ANSA).